Você conhece os sintomas da menopausa?

0
150

A chegada da menopausa pode ser um susto para muitas mulheres e, além disso, ela geralmente vem acompanhada de sintomas muito incômodos, que podem realmente causar mal-estar e atrapalhar a qualidade de vida e o dia a dia das mulheres.

O que é menopausa

Menopausa é uma fase natural na vida de toda mulher, marcada pela última menstruação. Uma mulher entra na menopausa, de fato, após ficar 12 meses consecutivos sem menstruar, o que ocorre, geralmente, entre os 45 e 55 anos, podendo variar de acordo com cada organismo.

Essa fase é marcada por uma série de alterações hormonais, que dão origem aos sintomas da menopausa. E, mesmo antes de entrar nesta fase, os sintomas já podem se manifestar, como é o caso da pré-menopausa e do climatério (quando começam a se manifestar os primeiros sintomas).

Sintomas da menopausa

Agora que já falamos rapidamente sobre a menopausa, vamos conhecer quais são os sintomas desta fase. E caso você sofra com eles, confira ao final deste conteúdo uma dica que pode te ajudar.

Calorões (fogachos)

Um dos sintomas mais comuns da menopausa são os calorões, popularmente conhecidos como fogachos. Estima-se que ele afeta, em média, 3 a cada 4 mulheres.

Os fogachos são fortes ondas de calor que ocorrem em qualquer hora do dia, causando um desconforto muito grande. Caracterizado pelo calor intenso e sudorese, as crises tendem a durar de 3 a 10 minutos.

Sudorese noturna

Quando os fogachos ocorrem no período noturno eles são conhecidos como sudorese noturna. E neste caso tendem a atrapalhar as noites de sono, contribuindo para episódios de insônia. Sem contar que, quando isso ocorre, é comum acordar irritada e passar o dia indisposta e sem ânimo.

Alterações de humor

As alterações de humor também são sintomas da menopausa. Geralmente, o que mais se destaca é a irritabilidade e o choro fácil. A ansiedade também é comum em mulheres que estão passando por esta fase.

Se você sofre com estas mudanças de humor, com certeza sabe do que estou falando e em como isso foge do nosso controle.

Falta de líbido e ressecamento vaginal

A falta de desejo sexual é outro grande problema relatado por mulheres que estão na menopausa. Também é comum que haja o ressecamento da região vaginal, causando coceira, desconforto e dor durante o ato sexual, o que contribui para a perda de líbido.

Tudo isso acaba afetando o relacionamento à dois e pode ser realmente um problema na vida pessoal da mulher.

Queda de cabelo

Em razão das alterações hormonais, queda de colágeno e demais nutrientes, é comum que o cabelo fique enfraquecido e quebradiço, o que acaba contribuindo para as quedas de cabelo.

Insônia

O sono também é afetado com a chegada da menopausa. Problemas para dormir e má qualidade do sono são sintomas que afetam a qualidade de vida das mulheres durante este período, podendo até mesmo resultar em problemas maiores como ansiedade, depressão, irritação, fadiga e distúrbios do sono.

Ganho de peso

O funcionamento do organismo também vai mudando e sofrendo alterações. Por isso, o ganho de peso e a dificuldade de eliminar gorduras localizadas é comum durante esta fase. Além disso, muitas mulheres levam uma vida sedentária, ao contrário do que é indicado, o que também facilita o ganho de peso.

Dores de cabeça

As dores de cabeça estão presentes tanto na pré-menopausa, quando durante a menopausa. Além disso, neste período também é comum que as mulheres sofram mais com enxaquecas, dificultando até mesmo os afazeres diários mais simples.

Unhas fracas e pele ressecada

Você não consegue deixar as unhas crescerem? Sente que sua pele está ficando ressecada?

Em razão da perda de colágeno e das quedas hormonais, as unhas vão ficando quebradiças e a pele vai perdendo elasticidade e ficando mais seca. Estes são sintomas da menopausa e geralmente são uns dos primeiros a se manifestar.

Problemas de memória e concentração

Episódios de esquecimento e dificuldade de concentração são comuns durante a menopausa, embora muitas mulheres não se deem conta da chegada destes sintomas.

Coceiras

Muitas mulheres não sabem, mas a coceira também é um sintoma da menopausa. Como os níveis de colágeno são menores, a pele vai ficando mais seca e perdendo a flacidez, causando as coceiras e irritações.

Algumas mulheres inclusive relatam sentir como se houvessem insetos caminhando sob sua pele, para caracterizar a coceira realmente desesperadora, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo.

Como aliviar e prevenir os sintomas da menopausa

Os sintomas da menopausa que falamos acima são apenas alguns exemplos que podem se manifestar durante este período. No entanto, não há como determinar exatamente o que você irá sentir, pois o sintoma e a intensidade podem variar de mulher para mulher.

Mas quem sofre com estes desconfortos sabe o quanto eles prejudicam a qualidade de vida, as relações, a autoestima e muito mais! Por isso separamos algumas dicas rápidas que podem te ajudar durante essa fase.

Alimentação Saudável

Ter uma alimentação saudável e balanceada é o primeiro passo para conseguir amenizar os sintomas da menopausa e garantir a qualidade de vida que você tanto merece.

Também é importante manter seu corpo bem hidratado, ingerindo diariamente cerca de 2 litros de água.

Vida ativa

Nada de sedentarismo! Ter uma vida ativa é fundamental. A prática diária de atividades físicas pode ajudar e muito as mulheres que estão sofrendo com os sintomas desta fase.

Dedique mais tempo para você

Dedique mais tempo para cuidar de si mesma, do seu corpo e da sua mente. Entender suas emoções, o que você está sentindo e o momento pelo qual você está passando será fundamental.

Procure um médico

É sempre importante ir ao médico periodicamente, para garantir que está tudo bem com a sua saúde. Além disso, ter um acompanhamento durante a menopausa é muito importante.

Suplementação

Uma suplementação natural e sem hormônios pode te ajudar a repor vitaminas e minerais que seu corpo não produz mais naturalmente e também não consegue absorver dos alimentos, contribuindo para que você tenha uma menopausa mais tranquila.

Hoje em dia há ótimas opções no mercado, principalmente com os avanços das tecnologias, como é o caso do MenoZen e do AmoraLife, as duas melhores opções disponíveis no mercado atualmente.

 

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here