Vitamina para memória e concentração

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Está mais esquecida que o normal? Anda muito distraída? Não consegue focar durante muito tempo em suas tarefas? Apesar de também poder estar relacionado a outros fatores, estes sintomas são muito comuns na menopausa ou na pré-menopausa. Entenda porque!

Cérebro e menopausa

Pouco se dá atenção ao cérebro da mulher durante esta fase de mudanças, mas a verdade é que ele também sofre com as alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa.

Sendo assim, além de causar os conhecidos calorões, a insônia, as quedas de cabelo, o ganho de peso e outros sintomas, a menopausa também pode afetar o funcionamento do cérebro, tornando a mulher mais propensa a ter lapsos de memória e dificuldade de concentração.

É comum, no entanto, que estes sintomas desapareçam na pós-menopausa.

Vitamina para memória e concentração

A memória e a concentração podem ser estimuladas através de certos alimentos ricos em vitaminas, que ajudam a melhorar o funcionamento cerebral e, consequentemente, funções como a capacidade de memorizar e se concentrar.

Se você sofre com estes problemas, comece estimulando seu cérebro através dos alimentos que você ingere, preparando pratos nutritivos. Atividades como palavras-cruzadas e jogo da memória também são úteis.

Vitamina B12

Quando há a deficiência de vitamina B12 no organismo, é comum que se manifestem problemas de memória, assim como demais deficiências cerebrais. E, por ser fundamental para a saúde do cérebro, é importante que você invista nesta vitamina, ingerindo alimentos como: salmão, ovos e cereais integrais.

Zinco

O zinco é um nutriente, não uma vitamina, mas também é importante para o funcionamento adequado dos neurônios, auxiliando tanto na memória quanto na concentração. Você o encontrará em alimentos como ostras e laticínios.

Vitamina C

Outra vitamina para memória e concentração é a da família C, encontrada em frutas cítricas como o morango, o kiwi e o limão. Sua função antioxidante é muito importante para estimular as funções cerebrais.

Vitamina B3

Também conhecida como niacina, a vitamina B3 melhora a concentração e combate o estresse, que pode contribuir para que os lapsos de memória ocorram.

Vitamina B6

A piridoxina (vitamina B6) é fundamental para o bom funcionamento cerebral, já que auxilia na produção de neurotransmissores. Ela pode ser encontrada em grãos integrais, milho, vegetais de cor verde e carnes vermelhas.

Vitamina B9

Também conhecida como ácido fólico, a vitamina B9 é muito importante quando o assunto são funções cerebrais, já que favorece e estimula o funcionamento mental. Para inserir a vitamina B9 na sua dieta, opte por alimentos como espinafre, aveia e arroz integral.

Vitamina K

Outra vitamina para memória e concentração é a K, encontrada no aipo, salsa e couve. Esta vitamina auxilia na melhora das funções de aprendizagem, facilitando a concentração.

Outras dicas para evitar os lapsos de memória e facilitar a concentração

Além de inserir na sua alimentação vitaminas para memória e concentração, também há outros hábitos que você pode começar a praticar e que serão muito benéficos para sua saúde e qualidade de vida, como:

  • Ter uma vida ativa, praticando atividades físicas regularmente;
  • Dormir bem, cerca de 8h por noite;
  • Dedicar tempo para cuidar de si e fazer o que gosta;
  • Relaxar e evitar situações estressantes;
  • Apostar em jogos de raciocínio;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Beber café, quando precisar estar ligado e atento.

Você também sofre com problemas de memória ou sente dificuldade para manter o foco? Então comece a seguir estas dicas e não esqueça de compartilhar este conteúdo para que mais pessoas tenham acesso.

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