Você conhece os sintomas da menopausa precoce?

0
89

Muitas mulheres não sabem que existe a menopausa precoce, até que precisam aprender a lidar com ela. Infelizmente, cerca de 1% das mulheres sofrem com este problema.

Você sabe quais são os sintomas da menopausa precoce, porque ela acontece e como tratar? Se a resposta for não, sem problemas, pois aqui você irá tirar todas suas dúvidas sobre essa fase de mudanças.

O que é menopausa precoce

A menopausa é considerada precoce quando ela acontece antes dos 45 anos. Ela é caracterizada pela falência ovariana prematura da mulher e, diferente da menopausa, ela não é uma fase natural, pois não são todas as mulheres que passarão por ela. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela afeta apenas cerca de 1% das mulheres.

Causas da menopausa precoce

A menopausa precoce é o envelhecimento prematuro dos ovários da mulher e ela geralmente ocorre de maneira silenciosa, sem demonstrar sintomas realmente expressivos. Neste caso, há muitas mulheres que estão caminhando para uma menopausa precoce, mas nem sequer desconfiam.

Além disso, não existe uma causa determinante para que ela ocorra, podendo ser relacionada à: genética (histórico familiar), casos de câncer, cirurgia como retirada de ovário, remédios, reserva menor de folículos ovarianos, entre outras.

Para ter um diagnóstico completo, confirmando que você está na menopausa precoce e desvendando a real causa por trás do seu caso, é necessário procurar o seu médico.

Sintomas da menopausa precoce

Os sintomas da menopausa precoce são os mesmos da menopausa, a única diferença é que eles são sentidos mais cedo do que o normal, já que a mulher entrou antes do que deveria na menopausa. Confira abaixo alguns dos principais sintomas da menopausa precoce:

Estes são alguns dos sintomas mais comuns, mas não significa que você irá senti-los. Isso porque cada organismo reage a este período de maneira distinta e única e por isso eles podem variar de acordo com cada caso.

Como amenizar os sintomas da menopausa precoce

Um dos tratamentos mais indicados para quem sofre com os sintomas da menopausa precoce é a Reposição Hormonal. No entanto, há duas formas de fazer essa reposição: com hormônios sintéticos ou de maneira natural.

No caso da reposição hormonal sintética, é importante estar atenta aos riscos, efeitos colaterais e contraindicações. Por isso é importante consultar o seu médico e identificar se este é o tratamento mais indicado para você.

Já a reposição hormonal natural é indicada para qualquer pessoa, já que não traz riscos para a saúde. Ela pode ser feita através de alimentos, chás, sucos e cápsulas (como o MenoZen e o AmoraLife).

Além disso, para combater os sintomas da menopausa precoce é importante:

  • ter uma vida ativa, com a prática regular de atividades físicas;
  • cuidar da sua alimentação e ter uma dieta equilibrada, que te ajudará a repor os níveis hormônios naturalmente, aliviando os desconfortos causados pela menopausa precoce;
  • evitar hábitos ruins como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, comer alimentos industrializados, condimentados e fritos; e
  • beber bastante água, mantendo seu organismo hidratado.

E você, conhece alguém que está passando por esta fase? Então não esqueça de compartilhar este conteúdo!

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here