É verdade que os sintomas da menopausa aos 40 anos já aparecem?

0
403

Muitas mulheres se perguntam se é verdade que os sintomas da menopausa já aparecem aos 40 anos de idade, e de fato é muito comum que, com esta idade, a mulher comece a notar alterações drásticas em seus períodos menstruais, assim como outros sintomas como, por exemplo, ondas de calor, sudorese e mudanças de humor.

Embora a idade certa varie de mulher para mulher, quando todos esses sintomas começam a aparecer, é praticamente certo que o corpo feminino está entrando na menopausa.

Esses sintomas também podem aparecer junto com dores osteoarticulares, ou seja, problemas que afetam as articulações, como, por exemplo, dores nos pulsos, joelhos e mãos.

Embora 3 em cada 10 mulheres não sintam esses sintomas, o fim da menstruação pode causar, em longo prazo, a osteoporose e problemas cardíacos, se as medidas preventivas necessárias não forem tomadas.

De acordo com o ginecologista Napoleón Paredes, a primeira causa de morte entre as mulheres após a menopausa é o problema cardiovascular. Quando chega a menopausa não há mais proteção, ou seja, não há estrogênios que protejam a saúde cardiovascular, e consequentemente aparecem os problemas cardíacos.

O mais importante é incorporar ao dia a dia uma série de hábitos saudáveis que ajudam a reduzir os sintomas mais graves e incômodos.

Hábitos que ajudam a reduzir os sintomas da menopausa

Cuide da sua autoestima

É importante que a mulher enfrente esse momento com uma atitude positiva. Visto que esta nova etapa da sua vida poderá ser aproveitada para enchê-la de vitalidade e experiência, dedicando mais tempo a si mesma e para seus passatempos e hobbies.

Pratique exercícios físicos moderados e regulares

A atividade física é importante para obter benefícios cardiovasculares e atrasar o aparecimento de distúrbios, além de ajudar a manter a força muscular e prevenir quedas.

Alimentos saudáveis

Neste momento da vida há uma tendência para ganhar peso e acontecer a hipertensão, colesterol alto entre outras doenças, por isso é necessário reduzir o consumo de gorduras e açúcares, assim como aumentar o consumo de frutas, vegetais, cereais e produtos que contenham cálcio, como, por exemplo, o chá de folha de amora, que contém além de antioxidantes, 20 vezes mais cálcio que o leite.

Evite tabaco

O tabaco pode fazer com que a menopausa apareça antes, então evite fumar e ser um fumante passivo.

Faça exames ginecológicos

Para evitar os problemas típicos desta fase, é essencial manter um controle periódico ginecológico. Lembre-se de nunca se automedicar.

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here