Sintomas da menopausa aos 40 anos: pré-menopausa ou menopausa precoce?

0
262

Embora a menopausa geralmente ocorra entre os 45 e 55 anos, há mulheres que começam a sentir os sintomas bem antes desta idade. Neste caso, podemos estar falando tanto da pré-menopausa quanto da menopausa precoce.

E é cada vez mais comum registros de mulheres que já sofrem com calorões, quedas de cabelo e demais sintomas da menopausa aos 40 ou até antes. Se você é uma delas, este conteúdo é para você.

Sintomas da menopausa aos 40 anos

Se você tem 40 anos ou menos e já sofre com alguns dos incômodos da menopausa, é sinal que essa fase chegou de maneira precipitada para você ou, ainda, que seu corpo está se preparando para entrar neste período. Confira abaixo algum dos sintomas mais comuns da menopausa:

Se identificou com algum dos sintomas acima ou com todos eles? Então fique atenta e entenda o que isso pode significar.

Como saber se estou na pré-menopausa ou menopausa precoce?

Se você sofre com os sintomas da menopausa aos 40 anos, é sinal de que a menopausa está chegando (pré-menopausa) ou já chegou, mesmo que antes do momento esperado (menopausa precoce). E para saber se é pré-menopausa ou menopausa precoce, é preciso analisar um fator principal: sua menstruação.

Para que você entenda melhor: se você tem 40 anos ou menos, já sofre com os sintomas da menopausa e o seu ciclo está irregular, atrasa constantemente ou fica alguns meses sem vir, você  provavelmente está na pré-menopausa. Agora, se você já está há mais de 12 meses consecutivos sem menstruar, é sinal de menopausa precoce. Quer entender um pouco melhor sobre estes dois períodos? Confira abaixo.

Diferença entre pré-menopausa e menopausa precoce

Se você sente os sintomas da menopausa aos 40 (ou até antes): ou você está na pré-menopausa ou já entrou na menopausa, de maneira precoce. E através do seu ciclo é possível identificar em qual delas se encontra, como vimos acima. Mas você sabe a diferença entre pré-menopausa e menopausa precoce?

A pré-menopausa, como o próprio nome já diz, é a fase que antecede a menopausa. Neste momento seu corpo está em um período de transição, se preparando para deixar de ser fértil, antecedendo a tão falada menopausa. Aqui é comum que alguns sintomas já comecem a se manifestar, geralmente em intensidades menos elevadas.

Já a menopausa precoce é quando ocorre a falência ovariana antes do momento esperado. Por isso, quando são sentidos os sintomas da menopausa aos 40 anos ou antes e já há a ausência de menstruação por um período de 12 meses consecutivos, significa que ela já chegou.

Diferente da pré-menopausa, a menopausa precoce não é bem uma fase natural. Digo isso pois não são todas as mulheres que entram na menopausa antes do momento esperado. E a razão para que isso ocorra pode variar ou estar ligada à muitos fatores, como, por exemplo: cirurgias, câncer de útero, reserva de folículos ovarianos menor que o normal, genética, entre outros.

E você, tem 40 anos ou menos e já sofre com os sintomas da menopausa? O primeiro passo é procurar o seu médico para ter um diagnóstico preciso e iniciar um tratamento natural o quanto antes. Cuidar da sua saúde é fundamental.

 

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here