Seios Inchados: 8 prováveis razões!

0
206

A mulher pode sentir os seios inchados em diversos momentos da vida. Em geral, essa sensação também pode vir acompanhada de sensibilidade e até mesmo dor.

Também é comum que o inchaço dos seios traga a seguinte preocupação: será que estou com câncer de mama? No entanto, há muitas outras causas para que este inchaço ocorra e poucas vezes está ligada ao câncer. De qualquer forma, é importante consultar o médico regularmente e realizar todos os exames.

Porque os seios ficam inchados?

Há diversas situações em que os seios podem ficar inchados. Em geral, os inchaços acontecem em razão do aumento de estrogênio no organismo. No entanto, essa não é a única coisa que pode causá-los.

Veja as 8 razões prováveis para que ocorra o inchaço dos seios:

  1. Gravidez

Se além de inchadas suas mamas estiverem doloridas e você notar que sente um cansaço intenso, inchaço abdominal e atraso menstrual, a provável causa do inchaço é a gravidez. No entanto, seios inchados não quer dizer que você está grávida, há outras diversas causas para isso, como você vai ver.

  1. Métodos contraceptivos

Métodos contraceptivos, como pílulas anticoncepcionais, podem causar o inchaço das mamas. Se você faz uso de pílulas ou demais medicamentos e sente seus seios inchados, procure um médico para fazer a troca do medicamento.

  1. TPM

É comum que os seios fiquem inchados durante a TPM, período menstrual e também pós-menstrual. As causas são as variações hormonais que contribuem para o inchaço das mamas, podendo também causar dor e sensibilidade.

  1. Puberdade

O início da puberdade é um período cheio de mudanças para as mulheres, não apenas no corpo, mas no organismo e no emocional. Durante a puberdade é comum que os seios fiquem inchados e a principal razão é o seu crescimento, comum nesta fase.

  1. Retenção de líquido

A retenção de líquidos, que pode ter como causa as mudanças hormonais, pode contribuir para uma série de mudanças no corpo, como é o caso dos seios inchados e ganho de peso. A retenção de líquidos também pode gerar reação inflamatória e provocar dor nos seios.

  1. Amamentação

É comum que durante a amamentação os seios fiquem inchados, afinal, eles estão com estoque de leite. Neste caso é comum inchaço, dor e sensibilidade nos seios. Durante este período também é possível desenvolver mastite.

  1. A culpa não é apenas dos hormônios

A alimentação também pode contribuir para a sensação de inchaço nos seios. Pessoas que ingerem muito sódio, cafeína, bebidas alcoólicas, produtos industrializados, alimentos gordurosos, entre outros pode contribuir para isso. Sendo assim, aposte em uma alimentação saudável e balanceada. Cuide de você, da sua saúde e do seu corpo.

  1. Emocional

Acredite ou não, mas os seios têm uma ligação com o nosso emocional. Isso significa que se você está exposta diariamente a sensações estressantes, isso pode contribuir não apenas para o inchaço, mas também para a sensação de dor nos seios.

Seios inchados pode ser câncer de mama?

Provavelmente não. A não ser que seja acompanhado por uma série de outros sintomas, como vermelhidão, dor, caroço, coceira, mudança no tamanho ou formato da mama, entre outros.

No entanto, o indicado é que, caso o sintoma seja frequente e não alivie, você entre em contato com o seu médico para realizar exames e ter um diagnóstico completo.

Mamografia: quando devo fazer?

Caso você esteja com alguma suspeita, procure o seu médico e faça a mamografia, caso ele considere necessário.

Também é importante estar sempre com os exames em dia! Se você tem 40 anos ou mais, o indicado é que você já dê início aos exames preventivos e fique atenta a sua saúde, buscando eliminar qualquer risco de câncer de mama.

Se possuir histórico de câncer de mama na sua família, faça o exame antes. Sendo assim, o seu médico provavelmente vai indicar que você o faça com maior frequência.

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here