Seios doloridos: o que pode ser?

0
339

É normal que a mulher sinta os seios doloridos em diferentes etapas da vida, afinal, se tratam de uma parte de extrema sensibilidade do seu corpo.

No entanto, os motivos das dores podem ser vários, desde normais até mais graves.

Você sente seus seios doloridos e está preocupada com o que pode ser? Continue a leitura e saiba mais sobre isso!

Tipos de dor nos seios

As dores nos seios também são conhecidas como mastalgia. A mastalgia pode ser cíclica, que é considerada uma dor normal ou não-cíclica, quando geralmente merece mais atenção.

Tanto a mastalgia cíclica quanto a não-cíclica podem ser sentidas em uma única mama ou em ambas.

Seios doloridos: o que pode ser?

Como falamos no início deste artigo, a dor nas mamas podem ter diferentes causas. No entanto, há algumas que são mais comuns, como as que veremos abaixo.

Seios doloridos e puberdade

A puberdade é uma fase marcada por uma série de variações hormonais, onde geralmente também ocorre o crescimento dos seios. Neste momento é comum sentir dores e desconforto na região, que tende a estar mais sensível.

Seios doloridos e menstruação

É comum que os seios fiquem doloridos tanto durante o período pré-menstrual, a conhecida TPM, quanto durante a menstruação. Em alguns casos, a mulher também pode senti-los doloridos alguns dias após o fim deste período. Estas dores ocorrem em razão da ovulação e variações hormonais do período.

Seios doloridos e gravidez

As dores nos seios também podem ser um sintoma gestacional. Neste caso, sendo sintoma de gravidez, elas vem acompanhadas do atraso menstrual e maior visibilidade das veias na região, que acabam se ressaltando.

Além disso, durante o período de amamentação também é comum sentir os seios doloridos.

Seios doloridos e reposição Hormonal

A terapia de reposição hormonal pode estar diretamente ligada a sensibilidade e dor nos seios. Caso você faça algum tipo de reposição de hormônio, mesmo que indicada pelo seu médico (o que é o ideal), é importante relatar os sintomas e perguntar sobre possíveis mudanças de tratamento.

Seios doloridos e pílula anticoncepcional

Assim como a reposição hormonal, as pílulas anticoncepcionais também carregam hormônios, como o estrogênio, e podem gerar desconforto, sensibilidade e dor nos seios. Caso as dores sejam constantes, o indicado é conversar com o seu médico para que ele possa verificar o que está acontecendo e fazer a troca de pílula, caso necessário.

Seios doloridos: climatério e menopausa

Durante a vida, é comum que a mulher passe por uma série de mudanças hormonais, como é o caso do climatério e da menopausa, onde ela acaba tendo que lidar com a queda de hormônios, como é o caso do estrogênio e progesterona. Estas alterações hormonais também podem ser a causa dos seios doloridos.

Estresse e ansiedade

Estresse e ansiedade podem estar ligados diretamente com a dor nas mamas, isso porque os seios tem certa ligação com o emocional. Portanto, cuide de você tanto física quanto emocionalmente.

Outros

Além dos citados acima, há outros problemas que podem ter relação com a dor nos seios, como: cistos, nódulos, mastite, uso de drogas e bebidas alcoólicas, seios fibrocísticos e até mesmo, em casos mais graves, câncer de mama.

Conclusão

Como você pôde ver, os seios doloridos podem ter diversas causas. Mas é comum que as mulheres não dêem a devida atenção para estas dores.

No entanto, é sempre importante estar atenta, buscar saber mais sobre o assunto, verificar possíveis causas e, claro, sempre procurar o seu médico e ficar em dia com a sua saúde.

Além disso, esteja atenta a demais sintomas que podem indicar a presença de alguma doença mais grave, como o câncer de mama, tumores nos seios comuns em mulheres.

Se você tem mais de 40 anos não esqueça de realizar exames clínicos de mama, como a mamografia, regularmente.

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here