Seios doloridos: entenda o que pode ser e quando se preocupar

0
1618

Mais de 70% das mulheres sofrem com seios doloridos. Mas o que causa esse desconforto e o que fazer para conseguir aliviá-lo?

Principais causas de dor nos seios

Há inúmeros fatores que podem contribuir para deixar os seios doloridos, inchados e sensíveis. Algumas causas costumam ser mais simples, outras, no entanto, requerem maior atenção e cuidado.

Também conhecida como mastalgia, a dor nos seios pode ocorrer tanto em ambas as mamas, quanto em uma única, indo desde leve até muito intensa, podendo atrapalhar as atividades diárias da mulher, causando um verdadeiro mal-estar.

Confira as principais causas para dor nos seios:

Puberdade

Ao entrar na puberdade, o que geralmente ocorre entre 10 e 15 anos, é comum que sejam sentidas dores nos seios. E o motivo é simples: o corpo está mudando! E, com o crescimento dos seios, o que é totalmente natural nesta fase, é normal que eles fiquem doloridos e sensíveis.

Emocional

Os seios são partes sensíveis do corpo feminino e também podem sofrer com os efeitos emocionais da vida da mulher. Ou seja, situações em que há estresse constante, ansiedade, dificuldade para dormir e relaxar, entre outros, também podem contribuir para deixar os seios doloridos e sensíveis.

Ciclo menstrual

No início, durante e até mesmo após os ciclos menstruais, é comum que os seios fiquem doloridos e sensíveis, principalmente no período pré-menstrual (a conhecida TPM). Este desconforto, no entanto, é normal e pode acontecer toda vez que o ciclo menstrual se aproxima.

Medicamentos

Se você começou algum tratamento recentemente, logo que começou a sentir as mamas mais sensíveis, o ideal é consultar o seu médico, pois há inúmeros remédios que podem causar este efeito colateral.

Se você faz uso de anticoncepcional e fez a mudança de remédio, isso também pode contribuir para este desconforto.

Infecções

Infecções como micoses também podem ser a causa do desconforto nas mamas.

Retenção de líquidos

Mulheres que sofrem com problemas de retenção de líquidos estão mais suscetíveis ao inchaço, sensibilidade e dor nas mamas. Geralmente, quando há uma alimentação rica em sal, isso acaba sendo ainda mais comum.

Gravidez

Seios doloridos não significam obrigatoriamente gravidez, mas ela também pode ser uma das causas para que isso ocorra, já que é comum que os seios fiquei sensíveis no início, durante e após a gravidez.

Além disso, essa é uma fase de mudanças para o corpo, onde ele precisa se preparar para a chegada do bebê, como a produção de leite materno, que afeta diretamente os seios.

Amamentação

Se você está amamentando, as causas da sua sensibilidade, inchaço e dor nos seios, possivelmente terá relação com este período da sua vida. Quando as mamas estão cheias de leite para alimentar o bebê, é comum que fiquem doloridas.

Menopausa

Com as alterações hormonais que estão acontecendo na menopausa, resultando em uma série de mudanças no campo físico e emocional da vida da mulher, é comum que os seios fiquem doloridos. Se você está na menopausa, esta pode ser a causa das dores.

Seios doloridos: quando devo me preocupar?

Geralmente, as dores nos seios tendem a sumir em até 10 dias. Se você notar que a dor passou de 10-15 dias, o indicado é procurar o seu médico para realizar exames e entender o que pode estar acontecendo. Além disso, se você notar outros sintomas mais graves como pus, irritação, sangue e caroço, vá ao médico o quanto antes.

Em alguns casos mais raros, seios doloridos podem significar câncer de mama. E é esta a grande preocupação das mulheres. Mas como o câncer dificilmente causa dor, é comum que esta não seja a causa de seu desconforto.

No entanto, se você possui casos de câncer de mama na sua família, há mais riscos de desenvolver a doença. Para acabar com qualquer suspeita e entender o motivo das dores, não hesite em contactar um médico.

Como aliviar a dor nos seios

Se você está com os seios doloridos há mais de 10 dias e as dores estão muito fortes, o indicado é procurar um médico. No entanto, se é apenas um desconforto passageiro, saiba que há algumas medidas simples que podem te ajudar a driblar este incômodo.

Alimentação

A alimentação é o ponto-chave. Tanto para causar quanto para aliviar o desconforto nas mamas. É importante que você tenha uma alimentação saudável e diminua a ingestão de sal, açúcar, carnes gordurosas, café e bebidas alcoólicas. Uma má alimentação pode intensificar o desconforto e até mesmo causá-lo.

Massagem

Utilizar óleos massageadores para massagear a região afetada também pode trazer muitos benefícios para alívio da dor e do inchaço.

Compressas

Utilizar compressas de camomila, por exemplo, que ajudam a acalmar a região e aliviar a dor, o inchaço e a sensibilidade, pode ser uma boa opção para aliviar o desconforto.

Hidratação

Hidrate a região para que ela não fique ressecada e rachada.

Use o sutiã adequado

Assegure-se de estar utilizando a numeração adequada do sutiã, caso contrário ele mesmo pode estar deixando seus seios doloridos.

E você, o que faz quando está com dor nas mamas? Conte-nos nos comentários e compartilhe o conteúdo com suas amigas!

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here