Quedas de cabelo na menopausa: principais causas e como evitar

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Você é mulher e sofre com quedas de cabelo? Saiba que este é um sintoma comum, principalmente durante o climatério e a menopausa. No entanto, sabemos o quanto as quedas de cabelo podem atrapalhar a sua autoestima.

A boa notícia é que você não precisa se preocupar, pois há várias maneiras naturais para evitar as quedas de cabelo. E aqui você vai saber o fazer para manter a saúde dos seus fios, evitando as quedas e o ressecamento de seu cabelo.

Principais causas da queda de cabelo

Antes de saber como evitar as quedas de cabelo é importante entender quais são as causas. No entanto, saiba que há diferentes razões para que seus cabelos estejam caindo. Confira abaixo as 8 causas mais prováveis.

Genética: a calvície pode ser genética. Se há mulheres na sua família que já sofreram com ela, previna-se.

Estresse: estar diretamente exposta a situações estressantes pode contribuir para a queda de cabelos.

Hábitos: há uma série de hábitos diários que podem contribuir para as quedas, como dormir com os cabelos molhados, uso excessivo de químicas, entre outros.

Obesidade: mulheres com sobrepeso estão mais propensas a queda capilar.

Falta de vitaminas: a falta de vitaminas, principalmente do complexo B, que são responsáveis pela saúde dos cabelos.

Gravidez: devido às alterações hormonais é comum que, principalmente após a gravidez, a mulher tenha que lidar com as quedas de cabelo.

Climatério: Climatério é o período que antecede a menopausa e um dos sintomas mais comuns deste período são as quedas de cabelo.

Menopausa: as alterações hormonais com as quais a mulher lida neste período também podem causar as quedas de cabelo, além da falta de colágeno no organismo.

Além destas, podem haver uma série de outras causas como anemia, doenças, caspas, entre outros. O indicado é procurar o seu médico e entender quais as causa e como evitar as quedas de cabelo que estão ocorrendo.

Queda de cabelo na menopausa

Como falamos acima, as quedas de cabelo são sintomas comuns do climatério e da menopausa, que podem afetar a autoestima da mulher. Mas você sabe porque ele ocorre?

Durante a menopausa as quedas de cabelo ocorrem em razão das alterações hormonais pelas quais a mulher está passando, relacionada a diminuição na produção de estrogênio, hormônio responsável, além de outras coisas, pelo crescimento e saúde dos cabelos.

Além disso, após os 35 anos, quando a mulher está se aproximando ou já está no climatério, é comum que esteja produzindo níveis reduzidos de colágeno. Com o tempo, a produção de colágeno no corpo da mulher vai se tornando insuficiente o que causa as quedas de cabelo e demais sintomas, como unhas quebradiças e ressecamento da pele.

Como evitar as quedas de cabelo

A boa notícia é que há diversas formas para evitar as quedas de cabelo da mulher, principalmente durante a menopausa. E através de dicas simples e hábitos comuns e saudáveis, você conseguirá ter cabelos mais resistentes, brilhosos e saudáveis.

Confira abaixo dicas para evitar as quedas de cabelo.

Cuide da sua alimentação

Um dos primeiros cuidados que você precisa ter é com a alimentação. Evitar alimentos gordurosos, sódio e açúcar é fundamental, principalmente após os 40 anos. Também é importante inserir na sua dieta alimentos que estimulem o crescimento e a saúde dos fios, como é o caso das vitaminas A, B e E, como vegetais escuros, cenouras, oleaginosas, entre outros.

Pratique atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a evitar as quedas de cabelo. Além de liberar endorfina, contribuindo para a sensação de bem-estar e calmaria, a prática de exercícios físicos, aliada a uma alimentação saudável, ajuda a evitar a obesidade, que pode ser a causa das quedas de cabelo.

Acupuntura

A acupuntura pode servir como uma terapia alternativa, estimulando o crescimento saudável do cabelo.

Evite muitas químicas e chapinha

Evitar químicas fortes e frequentes, assim como secadores e chapinhas, também pode ajudar a evitar as quedas de cabelo.

Mantenha seus cabelos hidratados

Após os 35 anos é importante dar mais importância para a hidratação de seus cabelos e investir em produtos que também contribuam para fortificá-los.

Abandone alguns hábitos

Há hábitos prejudiciais à saúde da mulher, assim como que para a saúde do cabelo. Evitar o uso excessivo de bebidas alcoólicas, como o tabagismo, é uma importante mudança.

Reposição de Colágeno

A baixa produção de colágeno no organismo pode estar diretamente ligada às quedas de cabelo. Sendo assim, há uma série de alimentos, produtos e suplementos que podem ser utilizados neste momento, fazendo toda a diferença para o fortalecimento dos seus cabelos, evitando as quedas.

Reposição Hormonal Natural

Uma das causas da queda de cabelo pode estar diretamente ligada às alterações hormonais. Sendo assim, uma forma de evitar as quedas de cabelo, principalmente na menopausa, é a reposição de hormônios de maneira natural, como ingerir alimentos a base de soja, por exemplo.

Como evitar as quedas de cabelo: 20 alimentos

Confira abaixo uma lista com 20 alimentos que ajudam a fortalecer o cabelo naturalmente:

  • Avelãs
  • Atum
  • Abacate
  • Abóbora
  • Amendoim
  • Batata doce
  • Beterraba
  • Cebola roxa
  • Cenoura
  • Espinafre e outras verduras de folhas escuras
  • Feijão
  • Flocos de aveia
  • Salmão e Sardinha
  • Nozes
  • Lentilha
  • Ovos
  • Melão
  • Soja
  • Quinoa
  • Água de coco.
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