Você sabe qual a função da progesterona para as mulheres?

0
371

Os hormônios femininos podem causar vários sintomas incômodos quando estão em desequilíbrio, como é o caso dos calorões, da insônia, da irritabilidade e demais sintomas que acometem mulheres que estão passando pela menopausa, fase em que há uma queda significativa na produção hormonal.

E a progesterona, assim como o estrogênio, é um dos principais hormônios femininos. Mas você sabe qual a função da progesterona na mulher?

Progesterona

São vários os hormônio femininos presentes no organismo da mulher, como é o caso da progesterona, hormônio produzido principalmente nos ovários, mais especificamente nas células do corpo lúteo, mas também na placenta e nas glândulas supra-renais.

A progesterona é produzida desde a puberdade, sendo muito importante para as mudanças que ocorrem no corpo feminino, como é o caso da gravidez. E, por estar muito ligada a sexualidade, a progesterona é conhecida como um hormônio sexual feminino.

Mas, além disso, esse hormônio atua em diversas funções importantes para o corpo da mulher. Conheça mais.

Função da progesterona na mulher

A progesterona é conhecida como um hormônio sexual pois está diretamente ligada a várias funções sexuais, como ciclos menstruais, concepção, líbido, entre outros. E conhecer a função da progesterona na mulher é importante, inclusive, para saber identificar quando esse hormônio pode estar em queda, sendo necessário uma reposição hormonal.

Ciclo menstrual

Uma das funções da progesterona é regular o ciclo menstrual. Quando os níveis de progesterona estão em baixa no organismo, é comum que haja ciclos irregulares ou até mesmo ausência da menstruação, também conhecida como amenorreia.

Gravidez

A progesterona é um hormônio essencial para a gravidez, tanto para que ela ocorra quando para que ela se mantenha saudável.

É comum que mulheres com baixa presença de progesterona tenham dificuldade para engravidar, em alguns casos se tornando infértil. Isso porque a progesterona ajuda a preparar o útero para a fecundação.

Além disso, esse hormônio também é importante para a continuação da gravidez, ajudando a sustentar o feto (quando há a queda de progesterona, é possível que ocorram abortos espontâneos).

Amamentação

Assim como a progesterona é importante na gravidez, ela continua sendo após o parto, principalmente no período de amamentação, já que ajuda a intensificar a produção de leite materno.

Prevenção

Outra função da progesterona na mulher é a prevenção contra diferentes tipos de câncer, como o de ovário e o de mama.

Tireoide

A progesterona, juntamente com o estrogênio, também ajuda a regular o funcionamento da glândula tireoide, evitando problemas como hipertireoide.

Osteoporose

Outra função da progesterona na mulher é influenciar a formação óssea, evitando o desenvolvimento de osteoporose, comum em mulheres após a menopausa.

Antienvelhecimento

É comum você ouvir falar da progesterona como ‘hormônio antienvelhecimento’. O motivo é que ela ajuda a elevar a produção de colágeno e auxilia na beleza e hidratação da pele.

Sinais de baixa progesterona

Você já viu que a função da progesterona na mulher não são poucas, também é importante saber identificar os sinais de que você está com a falta dela no seu organismo.

Muitos desses sinais também ocorrem em razão da grande presença de estrogênio, que acaba se tornando um hormônio dominante, já que a progesterona (responsável por regular os níveis de estrogênio) está em baixa. Confira alguns exemplos:

Como equilibrar os níveis de progesterona no organismo feminino

Se identificou com algum dos sintomas acima e quer saber como repor a progesterona no seu organismo? Saiba que é possível fazer isso de maneira saudável e sem riscos para sua saúde, evitando o mal-estar que pode ser causado por essas quedas hormonais. Veja como!

Vita ativa

A primeira medida é ter uma vida ativa, longe do sedentarismo. As atividades físicas são muito benéficas para o organismo, intensificando a produção hormonal e promovendo a melhora da saúde, contribuindo para seu bem-estar.

Alimentação

Ter uma alimentação correta e saudável também fará a diferença. Na verdade, a alimentação é uma das formas mais eficientes para fazer a reposição hormonal de maneira natural, sem riscos ou efeitos colaterais.

Alguns exemplos de alimentos ricos em progesterona para inserir na sua dieta, são: ovos, frango, brócolis, avelã, castanhas, banana, aveia e outros.

Suplementação

Com a falta de nutrientes e vitaminas, é ainda mais difícil que seu corpo consiga equilibrar os níveis hormonais. Neste caso, apostar em uma suplementação natural pode ser realmente benéfico.

E você, já conhecia a função da progesterona na mulher? Compartilhe esse post com suas amigas e ajude-as a se manter bem informadas.

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here