Pré-menopausa e climatério é a mesma coisa?

0
303

É bastante comum as mulheres confundirem a menopausa com o climatério. Também ocorre muita confusão entre a pré-menopausa e o climatério. Neste segundo caso, é possível gerar muito mais confusão, pois muitas mulheres não sabem exatamente o que é a pré-menopausa.

Se você é uma destas mulheres, você está lendo o artigo certo. Aqui, nós iremos definir estes dois períodos da vida da mulher.

Diferença de cada etapa do climatério

Ambos os fenômenos são relativos à mesma fase da vida da mulher, no entanto, eles designam momentos distintos deste procedimento.

A pré-menopausa e o climatério são separados pela menopausa. Sendo assim, a ordem desta fase fisiológica ocorre da seguinte forma:

  • Pré-menopausa
  • Menopausa
  • Climatério

Então, se você pensava que ambos se tratavam da mesma coisa, você está enganada. Conheça a seguir a definição de cada uma destas etapas:

Pré-menopausa

A primeira das etapas desta nova fase da vida da mulher tem como principal característica anteceder o fim definitivo do ciclo menstrual da mulher. Esta fase pode durar por até dez anos e, junto dela, há alguns sintomas do climatério. São elas: Ondas de calor, suor noturno, insônia, ressecamento da genitália, redução do desejo sexual e enxaquecas.

Em outras palavras, a pré-menopausa nada mais é que o início do fim do ciclo reprodutivo da mulher, onde pouco a pouco ela deixará de produzir hormônios reprodutivos. Geralmente, ela ocorre por volta dos 40 anos.

Menopausa

Muita gente acha que o novo período da vida da mulher onde ela deixa de menstruar e passa a não gerar mais filhos é a menopausa. Isto é um erro muito comum.

A menopausa nada mais é do que a última menstruação da mulher. Apenas.

Assim como a primeira menstruação possui um nome (menarca), a última também possui um nome.

Sendo assim, a pré-menopausa antecede a última menstruação (menopausa) definitiva da vida da mulher.  Geralmente ela ocorre entre os 47 a 55 anos de idade.

Climatério

O que todo mundo chama de menopausa é na verdade o climatério. Esta etapa representa o fim do ciclo reprodutivo da mulher.

A partir de agora ela não menstruará mais e nem será mais capaz de gerar filhos. Além disso, outros sintomas irão percorrer pelo seu corpo, além de algumas alterações físicas.

Os sintomas já apresentados na pré-menopausa continuam e novos surgem, tais como: Quedas de cabelo, ressecamento da pele, depressão e propensão a desenvolver osteoporose.

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here