Sintomas da menopausa que você NÃO CONHECE!

0
292

A menopausa irá acontecer na vida de toda mulher e é uma ocasião marcante, pois representa a transição entre ser fértil e tornar-se infértil. Não ocorrerá mais ciclos ovulatórios e, por isso, engravidar será impossível.

Antes de apresentar os sintomas da menopausa, não queremos que haja nenhuma confusão entre os termos, até para que você entenda melhor o que está ocorrendo com o seu corpo.

  • Menarca: Sua primeira menstruação;
  • Pré-menopausa: Os últimos 3 a 7 anos de fertilidade na vida da mulher. Chamam esse período de climatério;
  • Pós-menopausa: Período após a última menstruação;
  • Perimenopausa: Usamos esse termo para falar do período entre a pré-menopausa e o 1º ano da pós-menopausa.

Conhecendo os termos mais utilizados para relacionar cada período, você está pronta para conhecer os 11 principais sintomas e sinais de que você está na menopausa.

Alguns, você notará que até já conhece, mas outros irão te surpreender!

1º Sintoma – Ondas de calor

Ou também chamado de fogacho é um dos mais tradicionais sintomas da menopausa, afinal, aparece em 80% das mulheres que passam por esse período.

Esses calores acontecem pela baixa produção de estrogênio que é o hormônio responsável por regularizar o termostato do corpo.

Usualmente, essas ondas de calor iniciam-se na pré-menopausa e duram até 2 anos na pós-menopausa.

No entanto, o pior momento é na fase anterior a menopausa, depois os quadros são menos severos.

Eles aparecem de forma súbita, tomando por um calor absoluto determinadas áreas do corpo, mas principalmente a região do rosto, pescoço e tórax.

Seu período de duração é de 2 a 4 minutos, geralmente.

2º Sintoma – Suores noturnos intensos

Entre os sintomas da menopausa estão os suores noturnos, vistos por muitos médicos como uma variação direta das ondas de calor, porém que aparecem apenas a noite.

O que acontece são suores bem intensos quando a mulher está dormindo. Por conta disso, o sono fica prejudicado, aumentando a irritação e a disposição durante o dia.

Pesquisas apontam que essa quadro está bastante presente em todo o período de perimenopausa e que o quadro pode ser agravado com o consumo de bebidas alcoólicas ou em ambientes com pouca ventilação.

3º Sintoma – Distúrbios do sono

A dificuldade para dormir pode estar relacionada as ondas de calor ou mesmo ao suor noturno, porém mesmo que esses dois outros sintomas não ocorram, muitas mulheres reclamam de problemas para dormir.

É bastante comum que problemas com insônia surjam até 7 anos antes da menopausa, agravando-se muito no último ano.

4º Sintoma – Dificuldade de manter a concentração

Você sabia que um dos sintomas da menopausa diz respeito a dificuldade de concentração intensa?

Tudo isso também é causado pelo baixo nível de produção de estrogênio, o que ocasionará em problemas para manter o foco e ficar concentrada por longos períodos.

5º Sintoma – Memória ruim

Novamente, a baixa do estrogênio fazendo estrago no organismo feminino. É muito comum que durante todo o período de perimenopausa, você sinta que está com lapsos de memória ou até mesmo a perda de algumas lembranças mais recentes.

Não costuma ser nada muito grave, mas que incomoda bastante alguns grupos de
mulheres.

6º Sintoma – Unhas quebradiças e fracas

Assim como a queda de cabelo e a pele ressecada, muitas mulheres esquecem de mencionar que a saúde das unhas nesse período fica bastante comprometida.

É bastante comum que as unhas fiquem extremamente ressecadas, fracas e com uma aparência opaca. Tudo isso por conta dos baixos níveis de hormônio no organismo.

7º Sintoma – Dores nas mamas

Talvez, esse seja um dos sintomas da menopausa que as mulheres mais desconhecem: as dores nas mamas. É uma sensibilidade muito parecida com o incômodo do inchaço da TPM, porém por estarem com idade mais avançadas, muitas mulheres acham que estão com câncer.

A medicina dá o nome de mastodinia e relaciona o seu aparecimento ao período de pré-menopausa. Com a chegada do climatério, ela costuma desaparecer por completo.

8º Sintoma – Pequenas palpitações

É bastante comum ouvir relatos de palpitações e a sensação de que os batimentos do
coração estão acelerados. Pode ficar tranquila que você não está tendo um infarto, afinal, esse é um sintoma bem mais comum do que você imagina.

Até o momento não se descobriu o motivo para que esse sintoma ocorra, mas notou-se que em mulheres com ondas de calor mais intensas, eles ocorrem com maior frequência.

9º Sintoma – Aumento dos casos de infecção urinária

A uretra, canal que transporta a urina, é formado por uma espécie de tecido que é bastante sensível ao estrogênio. No período da pré-menopausa, esse canal tem o seu tecido afinado, tornando-se mais ressecado e menos elástico, o que causa irritabilidade no local.

Com isso, algumas mulheres têm que enfrentar diversos quadros de infecção urinária, já que a proliferação de bactéria no local acontece com maior frequência.

10º Sintoma – Aparecimento de pelos no rosto

Muitas mulheres se assustam com esse sintoma, mas ele acontece muito no período de perimenipausa por um motivo bem simples: seus níveis de estrogênio estão desregulados, permitindo que seus hormônios androgênios tenho mais poder de ação.

Você deve estar achando estranho nós falarmos de androgênios, já que eles são hormônios masculinos, porém toda mulheres produz pequenas quantidades deles, só que eles não têm força, já que são bloqueados pelo estrogênio.

Na menopausa, o estrogênio perde força, o que faz com que os androgênios se tornem mais ativos e, por isso, ocorre o aparecimento de pelos no rosto (característica masculina), principalmente na região do queixo e do bigode. Algumas mulheres relatam esse crescimento também no peito e no tórax.

11º Sintoma – Tonturas e perda de equilíbrio

Há muitos relatos de mulheres que enfrentam a perda de equilíbrio e quadros de tonturas súbitas, mesmo estando sentadas ou deitadas. Eles são bem frequentes também na perimenopausa.

Ainda não se sabe quais são suas causas, não se descobriu uma relação direta. No entanto, acredita-se que também há uma ligação com o desequilíbrio hormonal.

Gostou de saber desses sintomas? Você apresenta algum deles?

Independe de ser os mais tradicionais ou algum pouco conhecido, só existe um
produto 100% natural capaz de tratar todos eles…

Amora Life!

Descubra mais sobre o assunto!

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here