Os efeitos da falta de hormônio feminino na mulher

0
647

Um dos eventos que mais retrata os efeitos da falta de hormônio feminino na mulher é a menopausa. As alterações hormonais são responsáveis pelos sintomas deste período, como a irritação, falta de ânimo, fogachos e muito mais.

Hormônios femininos

Os hormônios são responsáveis pela sensação de bem-estar, saúde e felicidade, podendo intervir em diferentes aspectos do corpo e da vida da mulher. Em outras palavras, os hormônios ajudam a manter tudo em ordem: o funcionamento do corpo, do emocional, e da saúde.

No entanto, quando há uma queda nos níveis hormonais, nosso corpo e o nosso psicológico são os primeiros a sentir, manifestando uma série de sintomas que podem ser realmente incômodos.

Efeitos da falta de hormônio

Há alguns sintomas que o seu corpo e o seu psicológico irão manifestar, como efeitos da falta de hormônio. Para saber se você sofre com algum desequilíbrio hormonal, é preciso estar atenta a alguns aspectos, como:

Noites de sono

Um dos efeitos da falta de hormônio é a dificuldade para dormir ou continuar dormindo, podendo causar insônia e, em casos mais graves, evoluir para distúrbios do sono, como apneia e síndrome das pernas inquietas.

Espinhas

Na puberdade é bem comum que os adolescentes tenham o rosto coberto de espinhas, isso também é causado pelas alterações hormonais e podem ocorrer em qualquer idade. Geralmente, quanto mais elevados estiverem os níveis de testosterona, maior será a presença de acne.

Memória e concentração

A queda na produção hormonal também afeta o funcionamento cerebral, sendo muito comum ter como resultado lapsos de memória e dificuldade para concentrar-se. Se você anda esquecida, talvez seja um motivo para se atentar que algo pode estar errado.

Ganho de peso

Os hormônios também influenciam na fome que sentimos e na forma como nosso corpo absorve e elimina gorduras. Sendo assim, é comum que haja um aumento na fome e, consequentemente, de peso. Se você engordou sem motivo aparente, verifique se não há relação com problemas hormonais.

Cansaço

É super normal sentir-se cansada após um dia exaustivo e repleto de atividades. Mas, quando isso se torna constante, é preciso ficar alerta para identificar o que está causando essa fadiga e se ela está relacionada aos níveis hormonais.

Humor

Um dos efeitos da falta de hormônio na mulher é evidenciado no humor, como estresse e ansiedade constante. Estes sintomas também são comuns na menopausa, onde de fato a mulher sofre com as alterações hormonais.

Dor de cabeça frequente

As dores de cabeça estão muito ligadas aos hormônios, por esta razão são comuns quando o ciclo menstrual se aproxima, já que neste período sofremos certa instabilidade hormonal.

Falta de desejo sexual

Outro efeito do desequilíbrio hormonal pode ser observado na cama, quando há a falta de interesse em ter relações com o parceiro. A perda de líbido também costuma ser um sintoma comum em mulheres que estão na menopausa.

Ressecamento vaginal

Outro efeito da falta de hormônio na mulher é o ressecamento vaginal, que também acaba influenciando na perda de líbido, já que a relação tende a não ser prazerosa, podendo causar dor.

Calorões

Os calorões e os suores noturnos são comuns quando os níveis hormonais da mulher estão uma bagunça. Na menopausa, por exemplo, estima-se que cerca de 80% das mulheres sofre com este sintoma.

Dor e sensibilidade nos seios

Quando as mamas ficam sensíveis ou doloridas, uma das causas mais prováveis está relacionada a questões hormonais, podendo também estar atrelado a outros fatores.

Neste caso, é bem importante se auto-examinar, para certificar-se que não é nada grave e procurar um médico, caso essa sensação se estenda por mais de 10 dias.

Queda de cabelo

As quedas de cabelo frequentemente estão relacionadas ao desequilíbrio hormonal e, embora muito notada pelas mulheres, comumente não é tratada com muita importância.

Como a mulher pode lidar com os efeitos da falta de hormônio

Se você se identificou com os sintomas causados pelas alterações hormonais, não há porque se desesperar, pois há tratamento.

Para lidar com os efeitos da falta de hormônio você pode optar por um método mais natural, como uma alimentação balanceada, que ajudará a repor os hormônios naturalmente ou uma suplementação natural, que também incentivará a produção hormonal através da complementação das vitaminas e minerais que seu organismo precisa para funcionar corretamente.

No caso de mulheres que estão no climatério, na pré-menopausa ou na menopausa, uma solução natural é o MenoZen. Um suplemento vitamínico completo para a mulher, que ajuda a lidar com uma série de desconfortos causados pelas alterações hormonais.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você. Até mais!

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here