O que é fogacho?

0
304

Primeiramente, é necessário estabelecer a distinção entre menopausa e climatério, já que muitas mulheres pensam que são a mesma coisa, porém não é.

O nome dado a primeira menstruação é menarca, já a menopausa é conhecida como a última menstruação da mulher. Esta última menstruação, normalmente ocorre entre mulheres com 45 a 55 anos de idade e trata-se de um evento inevitável. É a menopausa responsável pela delimitação dos períodos do climatério, isto é, a pré-menopausa e a pós-menopausa.

E o que é o climatério? Pois bem, o climatério é o período de muitas transformações na vida da mulher, sejam elas físicas, mentais, comportamentais ou sentimentais.

Isso ocorre porque há a cessação da produção dos hormônios28 responsáveis pelo sistema reprodutivo da mulher e consequentemente, surgem diversos sintomas neste período.

Existem duas fases do climatério, sendo elas:

  • Pré-menopausa – Ocorre entre 45 a 55 anos de idade, no período de dois anos antes da última menstruação. A característica é de uma menstruação irregular. É quando aparecem vários sintomas e transformações na mulher, que estão relacionados à falta da produção de hormônios.
  • Pós-menopausa – É o período do acontecimento da menopausa até os 65 anos de idade.

O que é fogacho?

No período do climatério, muitos são os sintomas sentidos pelas mulheres que variam de uma para outra. Você sabe é fogacho?

Os fogachos nada mais são que as chamadas ondas de calor, são calores e suores que aparecem no climatério. Infelizmente, os fogachos podem aparecer em qualquer instante do dia, havendo inclusive, mulheres que são acordadas por estas ondas de calor, sentindo muito desconforto. Sendo esse um dos sintomas do climatério, existindo outros, como irritabilidade, aumento da ansiedade e insônia.

Estudos científicos já demonstraram que essas ondas de calor surgem de duas a três vezes ao dia, com duração média de 4 minutos.

Atualmente, já há métodos que para combater e até mesmo evitar todos os sintomas do climatério, como os medicamentos, sendo os mais indicados àqueles feitos à base de remédios naturais.

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here