Menopausa e andropausa: semelhanças e diferenças

0
240

Não é apenas o organismo da mulher que passa por mudanças ao longo da vida. Assim como as mulheres sofrem com as quedas dos hormônios e a tão falada menopausa, o homem sofre com a andropausa. No entanto, menopausa e andropausa não são a mesma coisa, embora tenham algumas semelhanças.

O que é menopausa?

Menopausa é o período que marca o fim da fase reprodutiva da mulher. Ela é marcada pela ausência da menstruação por um período de, no mínimo, 12 meses consecutivos. Embora não haja uma idade exata para que a mulher entre na menopausa, a média da mulher brasileira é entre 45 e 55 anos.

A menopausa é caracterizada pela queda de produção de estrogênio e progesterona, hormônios predominantemente femininos, o que acaba causando uma série de sintomas e mudanças tanto físicas quanto emocionais na mulher.

Entre os sintomas mais comuns da menopausa estão: fogachos, insônia, ganho de peso, queda de cabelo, envelhecimento da pele, unhas quebradiças, alterações de humor, entre outros.

O que é andropausa?

Podemos dizer que a andropausa é a menopausa do homem e ocorre geralmente após os 45 anos.

A principal causa da andropausa é a queda nos níveis hormonais do homem, principalmente os níveis de testosterona, que é o principal hormônio masculino.

Embora não haja sintomas exatos, um dos mais comuns é a perda de líbido, quando o homem vai perdendo a vontade de ter relações sexuais, a insônia, o ganho de peso, entre outros.

Principais diferenças entre menopausa e andropausa

A menopausa e a andropausa tem algumas diferenças e a principal delas é que uma ocorre com os homens enquanto a outra ocorre com as mulheres.

No entanto, diferente da menopausa que é um período pelo qual todas as mulheres passarão, a andropausa não é algo que irá afetar todos os homens, apenas uma parcela deles.

Além disso, diferente das mulheres que se tornam inférteis, ou seja, perdem sua possibilidade de gerar filhos, os homens continuam produzindo espermatozóides naturalmente, ou seja, não se tornam inférteis.

Principais semelhanças entre menopausa e andropausa

A principal semelhança é que a menopausa e andropausa são causadas pela queda nos níveis hormonais no organismo, a primeira da mulher e a segunda do homem.

Além disso, elas acontecem em momentos próximos, no caso da mulher, a idade média para que a menopausa ocorra é entre 45 e 55 anos, já no homem a andropausa tende a acontecer após os 45.

Além disso, há sintomas destes períodos que podem ser sentidos tanto pela mulher quanto no homem, embora não se saiba exatamente o que cada um irá sentir, visto que cada organismo reage de uma maneira específica a cada etapa da vida. Alguns dos sintomas mais comuns da menopausa e andropausa são: perda de líbido, ganho de peso, insônia, aumento das chances de osteoporose, queda de cabelo, momentos de perda de memória, dificuldade de concentração, entre outros.

Ainda assim, é importante ressaltar que a menopausa e andropausa não são doenças e sim períodos naturais resultantes de mudanças no organismo e queda dos níveis hormonais.

Por fim, o melhor tratamento para menopausa e andropausa é o natural. Ou seja, a melhor forma para passar por estes períodos é ter uma alimentação balanceada, hábitos saudáveis, como uma boa ingestão de água, prática de exercícios físicos, entre outros.

E não esqueça, quer você seja homem ou mulher, é sempre importante cuidar da sua saúde em todas as etapas da vida!

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here