Insônia: opções naturais para dormir melhor

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como dormir melhor e combater a insônia

Quem tem dificuldades para dormir, sabe como a insônia pode ser cruel. Além de afetar nosso bem-estar e a qualidade de vida, nos deixa mal-humorada, indisposta, cansada e sem ânimo para nada. Mas como viver bem dessa forma?

É por isso que cuidar do nosso sono e encontrar opções naturais, como mudanças de hábitos de vida, podem fazer toda diferença.

Insônia

A insônia, caracterizada pela dificuldade em dormir e/ou continuar dormindo, é um dos distúrbios mais comuns, afetando entre 30 à 50% dos brasileirosEla pode acontecer em qualquer idade, por diferentes motivos.

Algumas razões para que a insônia ocorra podem estar ligadas à ansiedade, expectativa, medo, estresse, medicamentos, depressão, entre outros. E seja qual for a causa, a insônia é algo realmente ruim para quem sofre com ela.

Mas então, o que fazer?

Dicas de como evitar a insônia

A primeira dica está relacionada ao seu local de descanso. É preciso que ele seja adequado, confortável e, preferencialmente, escuro. Um ambiente assim facilita o sono e contribui para que ele se mantenha regular, evitando o despertar durante a noite.

Relaxe antes de dormir

Encontrar formas de relaxar antes de dormir é importante. Para isso, identifique o que te ajuda a conseguir isso, como tomar um banho morno, ler um livro, ouvir uma música tranquila, entre outros.

Faça exercícios

Praticar atividades físicas também é importante para que você consiga ter noites de sono melhores. Isso porque essas atividades te ajudarão a gastar mais energia e a relaxar na hora de dormir.

Evite alguns hábitos e alimentos

Se você fuma, ingere bebidas alcoólicas em excesso ou toma muita cafeína, saiba que esses são grandes vilões para a insônia. Sendo assim, procurar deixar esses hábitos ruins de lado se faz fundamental para que você consiga ter noites melhores de sono, além de uma vida mais saudável.

Estresse

Como o estresse também pode ser uma das causas de você não estar conseguindo dormir bem, procure evitá-lo ou encontrar formas de combatê-lo. Algumas dicas é a pratica de atividades como yoga, meditação, hidroginástica, entre outras atividades que possam te ajudar a se sentir melhor.

Cochilos

Muitas pessoas têm o hábito de tirar cochilos durante o dia. E, com isso, não conseguem dormir bem a noite. Para evitar a insônia, é importante também evitar esses pequenos cochilos fora de hora.

Janta

Se você tem o hábito de jantar, atente-se para que seja uma refeição leve. Caso contrário, sua alimentação noturna também pode influenciar nas suas noites de sono. 

Alimentos para insônia: opções naturais para dormir melhor

E já que falamos em alimentação, é importante saber que essa pode ser sua grande aliada em busca de noites melhores de sono, ganho de energia, disposição e melhora no seu bem-estar e qualidade de vida.

Para ajudar, separamos uma pequena listinha com 10 alimentos que podem contribuir para combater a insônia naturalmente:

  • leite e derivados
  • maracujá
  • chá de melissa
  • tomate
  • atum
  • linhaça
  • chia
  • melão
  • soja
  • mel

Agora que você já tem algumas dicas do que fazer para evitar este desconforto e voltar a dormir melhor, está na hora de começar a aplicá-las diariamente.

E lembre-se de cuidar da sua alimentação e privilegiar hábitos saudáveis. Isso será fundamental para sua saúde, qualidade de vida e, consequentemente, também te ajudará a dormir melhor.

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