Insônia na menopausa: Como conseguir dormir melhor

0
858

A menopausa é um período marcado por uma série de mudanças, muitas delas ruins e desconfortáveis, como é o caso da insônia. E, infelizmente, este é um problema cada vez mais comum em mulheres que estão passando por esta fase.

Se você também sofre com insônia na menopausa e quer recuperar suas noites de sono e voltar a dormir melhor, confira algumas dicas que separamos para você.

Insônia na menopausa

A insônia na menopausa ocorre em razão das diversas alterações hormonais características deste período, principalmente relacionada à queda na produção de estrogênio e progesterona (hormônios predominantemente femininos).

E embora a menopausa geralmente ocorra entre os 45 e 55 anos, a insônia pode começar a se manifestar já no climatério e na pré-menopausa, atrapalhando muito a vida e o dia a dia da mulher. Além disso, casos de insônia podem ser intensificados pelos calorões, que também são comuns da menopausa.

No entanto, é importante que você esteja atenta e procure formas naturais para te ajudar a dormir melhor, evitando que ela evolua para quadros mais graves, como ansiedade, depressão e distúrbios do sono (como apneia, síndrome das pernas inquietas, entre outros). Sem contar que ela já contribui para a sensação de cansaço constante, falta de ânimo e baixa autoestima.

Como conseguir dormir melhor na menopausa

Se você sofre com insônia ou está começando a notar alterações em seu sono, é hora de tomar uma decisão e mudar de vida. Pois assim como eu, você também deve saber o quanto ela pode intensificar o mal-estar sentido durante a menopausa.

A boa notícia é que para lidar com este sintoma, as medidas podem começar sendo bem simples, naturais e saudáveis. Também é possível optar por tratamentos naturais ou procurar a ajuda de um médico, caso seja necessário.

Alimentação

Há uma série de alimentos que podem ajudar a lidar com a insônia na menopausa e contribuir para que você consiga dormir melhor. Alguns exemplos destes alimentos são: peixes, nozes, soja e derivador, maracujá, camomila, linhaça, hortelã, erva-doce, sementes e grãos.

Evite hábitos ruins

Além de investir em uma alimentação balanceada, também é importante cortar alguns alimentos e hábitos ruins da sua vida, como: gorduras e frituras, cigarro, bebidas alcoólicas e cafeína em excesso, sedentarismo, obesidade, entre outros.

Evite cochilos

Tente evitar, sempre que possível, tirar cochilos durante o dia. Caso contrário, pode acabar não conseguindo dormir bem durante a noite.

Tenha horários para dormir e levantar

Uma boa dica para lidar com a insônia na menopausa é definir horários para ir dormir e também para levantar, assim seu organismo irá se acostumar e você conseguirá ter noites de sono melhores.

Caso precise, peça ajuda de alguém ou utilize um despertador!

Não coma antes de dormir

Um dos grandes erros de muitas mulheres é comer antes de dormir. Além de contribuir para a insônia, também facilita o ganho de peso. Se você tem esse hábito, procure mudar isso. Coma, no mínimo, 2 horas antes de ir deitar e prefira refeições leves.

Atividades físicas

Praticar exercícios regularmente pode te ajudar a dormir melhor. Além disso, também ajuda a evitar o estresse, as alterações de humor, a falta de ânimo, o cansaço constante, o ganho de peso e muitos outros sintomas da menopausa.

Remédio natural para insônia na menopausa

Também há remédios naturais, que você mesma pode fazer em casa, e que te ajudarão a aliviar a insônia e conseguir dormir melhor. E, além de super simples de fazer, os efeitos podem ser sentidos rapidamente.

Dica 1: Chá de Erva-Cidreira

O Chá de Erva-Cidreira é um calmante natural muito conhecido, que além de ajudar a dormir melhor, também combate os sintomas da ansiedade.

Para preparar ferva 2 colheres de chá de erva-cidreira em 500ml de água. Depois desligue, aguarde 10 minutos, coe e está pronto.

Dica 2: Chá de Maracujá

O maracujá também é muito utilizado para combater a insônia e a ansiedade, em razão de seus efeitos calmantes e soníferos.

Para preparar o chá de maracujá, ferva 1 xícara de água e depois adicione em um recipiente com 5 folhas de maracujá. Aguarde 10 minutos, coe e beba.

Dica 3: Xarope

Se você não gosta de chás, uma boa opção é apostar em um xarope natural de valeriana, erva-cidreira e mel.

Para preparar coloque em um recipiente 3 colheres de sopa de erva-cidreira, uma colher de chá de raízes valerianas e cubra com uma xícara de chá de mel por cerca de 12 horas. Passadas as 12 horas, amasse bem as ervas, depois coe e está pronto para tomar.

O ideal é tomar antes de dormir, cerca de 1 ou 2 colheres.

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here