Menopausa: quando ela chega?

0
253
idade da menopausa: quando ela chega?

A falta de informações é algo que atrapalha (e muito!) o entendimento das mulheres acerca da menopausa, tratamentos e formas de aliviar os sintomas desta fase. Uma dúvida muito comum é quanto a idade da menopausa: muitas ainda não sabem quando ela começa. Você também tem essa dúvida? Então está na hora de acabar de vez com ela.

Quando chega a menopausa?

Muitas mulheres não sabem qual a idade da menopausa, outras sequer sabem que ela acontece. A verdade é que todas irão passar por essa fase, outras mais cedo e outras mais tarde.

Com isso, é importante saber que a menopausa é uma fase de mudanças, marcada pelos desequilíbrios hormonais, que causam sintomas como os calorões, a insônia, o ganho de peso, a irritabilidade e muito mais! E esses sintomas podem realmente atrapalhar a qualidade de vida da mulher.

Quanto a idade da menopausa, não há como dizer exatamente quando ela vai ocorrer, já que essa informação pode variar de acordo com cada organismo. No entanto, aqui no Brasil a menopausa geralmente chega entre os 45 e 55 anos.

Menopausa precoce

Como dito, a menopausa pode acontecer mais cedo para algumas mulheres, como é o caso da menopausa precoce.

Falamos que a menopausa é precoce quando ela acontece antes dos 40 anos, geralmente em razão de algum problema genético, falência ovariana prematura, cirurgias de retirada de útero, casos de câncer, entre outras causas prováveis existentes.

Quanto aos sintomas, são os mesmos da menopausa. Na verdade, é tudo igual. A única diferença é que ela ocorre antes do tempo considerado ‘normal’.

Menopausa tardia

A idade da menopausa também pode acabar sendo mais elevada. Quando ela ocorre após os 55 anos, é considerada tardia.

Há pessoas que dizem que as pílulas anticoncepcionais são responsáveis por atrasar a menopausa e por isso muitas mulheres fazem uso deste método durante um longo tempo. No entanto, não é bem assim que funciona.

A verdade é que não se sabe exatamente o que causa esse atraso, mas há uma série de causa que podem influenciar, como obesidade, distúrbios de tireoide, entre outros.

Como saber que a menopausa chegou?

Se você está começando a sentir alguns sintomas da menopausa e suspeita que ela pode ter chegado, o ideal é procurar um médico especialista, pois apenas ele poderá te confirmar se essa fase realmente chegou para você.

No entanto, há alguns sinais que você pode notar, sendo o principal deles a ausência da menstruação. Isso porque a menopausa é marcada pela última menstruação da mulher. Ou seja, se você estiver 12 meses consecutivos sem menstruar, significa que você está na menopausa.

Além disso, irritabilidade, quedas de cabelo, ressecamento da pele, cansaço constante, falta de desejo, entre outros sintomas, também podem começar a se manifestar lentamente. Então fique atenta aos sinais e procure o seu médico.

O que fazer quando ela chegar?

A primeira coisa que você precisa fazer quando a menopausa chegar é ficar calma e aceitar que essa é uma fase pela qual você terá que passar.

Quando você estiver segura de que está na menopausa, o ideal é procurar uma opção de tratamento natural que lhe ajude a viver melhor e a combater os sintomas desta fase. Além disso, consultar seu médico regularmente também é importante.

Fora isso, faça a sua parte e cuide da sua alimentação, procure ter uma vida mais ativa, beba bastante água, faça atividades que lhe dêem prazer, cuide de quem ame e mantenha-os sempre por perto! Isso fará toda a diferença. 

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here