Melhores exercícios para se fazer após os 50 anos

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Nunca é tarde para começar a cuidar da sua saúde e tenho certeza que você já ouviu isso. E realmente, não há idade para cuidar melhor de você mesmo, seja aos 20 ou aos 50.

No entanto, há recomendações apropriadas para cada idade. E começar a praticar exercícios após os 50 anos precisa de cautela e muita calma. Conhecer suas limitações e saber até onde você consegue ir é fundamental.

Exercícios após os 50 anos: porque é importante?

Com o passar da idade, é comum que haja uma série de mudanças na vida da mulher, assim como no seu estilo de vida. No entanto, praticar hábitos saudáveis é importantes em qualquer idade.

Sendo assim, praticar exercícios após os 50 anos é uma ótima forma de você buscar qualidade de vida e maior disposição.

Além disso, a prática de exercícios pode te ajudar no controle de peso, reduzir o surgimento de doenças cardiovasculares, aumentar a sensação de prazer e disposição, promover mudanças de humor, reduzir os riscos de dores musculares e lombares, ajudar no aumento da força muscular, reduzir os níveis de estresse e ansiedade, manter a mobilidade, reduzir a pressão, entre muitos outros.

Exercícios na menopausa e na pós-menopausa

A prática de exercícios também proporciona uma série de benefícios para mulheres que estão no climatério, na menopausa e na pós-menopausa, promovendo alívio em uma série de sintomas.

Alguns dos sintomas da menopausa que a prática de exercício pode combater, são: fogachos, insônia, sudorese noturna, estresse, alterações de humor, ganho de peso, entre outros.

Benefícios da prática de exercícios após os 50 anos

Além de se manter mais ativa, praticar atividades físicas após os 50 anos contribui para aliviar o mau humor e uma série de outras coisas, como:

  • melhora do condicionamento físico;
  • controle de peso, evitando a obesidade;
  • acelerar o metabolismo;
  • fortalecimento da musculatura;
  • melhora da saúde mental;
  • prevenir a osteoporose;
  • diminuir as chances de desenvolver doenças cardiovasculares;
  • alivia o estresse e a ansiedade;
  • proporcionar mais energia e disposição;
  • diminuir os riscos de doenças como diabetes e hipertensão;
  • auxilia no equilíbrio;
  • ganho de resistência, entre outros.

Conheça os melhores exercícios para você fazer após os 50 anos

Embora seja recomendado que você faça exercícios após os 50 anos, também é preciso entender seus limites e saber agir de acordo com suas necessidades e limitações.

Sendo assim, separamos algumas dicas com os melhores exercícios para você realizar após os 50 anos, a fim de ter uma qualidade de vida muito melhor e evitar uma série de doenças, confira:

Exercícios aquáticos

Exercícios na água, como hidroginástica e natação, são bons para o coração. Além disso, são ótimas opções para combater a osteoporose. Entre os benefícios destas atividades estão: queima de gordura, diminuição de estresse e ansiedade, noites melhores de sono, fortalecimento do sistema imunológico, entre outros.

Caminhada

Pequenas caminhadas diárias, que não exigem muito do organismo, são muito benéficas após os 50 anos. Busque praticar, diariamente, ao meno 30 minutos. Aproveite para caminhar por lugares bonitos, admirar as paisagens, convidar uma amiga ou o companheiro e aproveitar o passeio.

Musculação

A musculação ajuda a fortalecer os ossos. A frequência e intensidade precisarão ser avaliadas de acordo com sua disposição, para isso, procure um profissional. Também é interessante que a musculação seja associada a algum exercício aeróbico.

Dança

Aulas de dança, por pelo menos 30 muitos, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionando mais alegria e disposição. A dança também contribui para oxigenação do sangue. O ideal é praticar ao menos 3 dias por semana.

Treinamento Funcional

O treinamento funcional é um ótimo exercício após os 50 anos, específico para pessoas desta idade. Ajuda a fortificar os ossos, dar mais elasticidade e flexibilidade, além de contribuir para uma qualidade de vida melhor.

Pilates

Pilates é indicado para todas as idades, ajudando a manter o equilíbrio e a flexibilidade. O pilates também trabalha muito a questão da respiração e força muscular, prevenindo uma série de doenças.

Ioga

A ioga traz benefícios para diversas áreas da vida, principalmente emocional. Além de garantir a flexibilidade e fortalecimento dos ossos, a ioga ajuda a relaxar, controlar o humor, evitar a irritabilidade e o estresse, superar dificuldades de dormir, entre outros sintomas que podem afetar negativamente a sua vida.

Andar de bicicleta

Passear de bicicleta pode ser um ótimo exercício para fortalecer a musculatura, melhorar o condicionamento físico e contribuir para uma vida mais prazerosa e livre de estresse. Aproveite para convidar uma boa companhia e desfrute o momento.

Então não se esqueça: praticar exercícios após os 50 anos é sim importante! Busque sempre manter-se ativa e praticar hábitos saudáveis.

 

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