Efeitos colaterais dos tratamentos para menopausa

0
1060

Dentre os principais e mais utilizados tratamentos para a menopausa, está a terapia de reposição hormonal, que ajuda com seus efeitos benéficos a nível de bem-estar físico como psicológico, porém ele também pode surtir efeitos colaterais.

Ainda que muitos profissionais insistam em dizer que esse é o recurso mais adequado para minimizas os mais diversos sintomas da menopausa, outros médicos e estudiosos defendem fortemente que cada mulher possui características únicas, e por isso os tratamentos devem ser diferenciados em cada situação, pois os efeitos colaterais da reposição hormonal pode não ser o mais indicado para algumas mulheres.

Não há dúvidas que qualquer tratamento envolvendo altas doses de hormônios pode causar sérias mudanças no organismo da mulher, por isso, saiba mais cobre como esses hormônios podem agir no seu organismo.

Efeitos colaterais tratamento da menopausa

Efeitos Colaterais da Reposição Hormonal

  • Aumento nos ricos de pressão alta e doenças cardíacas: Uma pesquisa de autoria da Women’s Health Initiative, feita no início da década de 90, apontou que a terapia de reposição hormonal, especialmente para a regularização do estrogênio, pode gerar maior inclinação à cardiopatias e hipertensão, problema pulmonares, como embolia.
  • Frequentes dores de cabeça, náuseas e fadiga: Como o estrogênio é um hormônio feminino que apresenta um importante papel na regulação do organismo, ele participa do metabolismo do cálcio e possui funções essenciais de reabsorção e absorção. Por isso, que o consumo de medicamentos hormonais podem causar desequilíbrio no funcionamento do corpo, já que a dosagem através da terapia artificial nunca será idêntica a produzida naturalmente pelo corpo.
  • Retenção de líquidos e nova distribuição de gordura corporal: É natural que com o envelhecimento as pessoas ganhem a tendência a engordar e acumular mais gordura, principalmente no caso das mulheres, porém, com a terapia hormonal, os excessos de gordura ficam mais presentes na região das mamas, glúteos e quadris, podendo dar a falsa impressão de ganho de peso. O mesmo tratamento também pode acarretar em uma retenção de líquidos corporais, principalmente, porque, com a menopausa, a pele da mulher fica mais ressecada e fina, e cabelos e unhas mais opacos e quebradiços, e isso ocorre devido à queda de hormônios e falta de hidratação, e a reposição hormonal tem como um dos seus objetivos devolver essa hidratação, porém, com isso ele pode causar uma maior retenção de líquidos.
  • Desenvolvimento de câncer de útero e mama: Os hormônios femininos agem diretamente nas células mamárias, forçando algumas vezes a multiplicação intensa e consequentemente aumentando os riscos de desenvolvimento de nódulos na região.
  • Corrimento, dores nos seios e sangramento vaginal: Os tratamentos para menopausa com reposição hormonal fazem com que o corpo passe a receber hormônios sintéticos e alheios para o organismo e, por isso, durante este tratamento a mulher também pode apresentar corrimentos e sangramentos vaginais principalmente porque o canal vaginal fica mais sensível e muito apto a essas alterações.
- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here