Dor na mama: causas mais comuns

0
430

Você está sentindo algum desconforto na mama, como dor, inchaço ou sensibilidade, e tem medo do que pode ser? Confira neste conteúdo as principais causas e e quando é necessário procurar um médico.

Dor na mama: o que pode ser?

É comum que muitas mulheres sintam os seios doloridos e a primeira preocupação seja o câncer de mama. No entanto, essa raramente é a causa, visto que a dor não costuma ser uma característica do câncer maligno, como o de mama. Mas, de qualquer maneira, é importante ficar atenta a outros aspectos e procurar entender as causas da sua sensibilidade, para saber quando consultar um médico.

Ciclos menstruais

Os ciclos menstruais são as causas mais prováveis para que ocorram a dor na mama. Ou seja, na puberdade, quando a menina está se tornando adolescente, nos períodos menstruais e na TPM, é comum haver sensibilidade nos seios.

Neste caso, você só precisa se preocupar quando a dor for realmente insuportável e durar por mais de 10 dias. Ou, caso esteja acompanhada de outros sintomas como pus ou caroço.

Gravidez e amamentação

É comum que os seios fiquem sensíveis durante o período da gestação, assim como na fase de amamentação, já que eles estão crescendo e se preparando para começar a produção de leite materno.

Nestes casos, a dor e a sensibilidade costumam ser algo natural. E para aliviar, é possível colocar compressas, tomar um banho morno, massagear a região e, se estiver amamentando, tirar o leite com o auxílio de uma bombinha ou amamentar seu bebê, pois a dor pode ser causada pelo excesso de leite.

Cisto mamário

Há mulheres que tem cistos nos seios (seios fibrocísticos), o que pode causar muita dor, principalmente próximo ao período menstrual. Neste caso, é comum que algumas mulheres se assustem, já que é possível a formação de nódulos nos seios, que geralmente desaparecem sozinhos.

Anticoncepcional

Se você faz uso de anticoncepcional e esqueceu algum comprimido da sua cartela ou trocou o remédio que costumava usar, é possível que isso também cause desconforto nos seios, sensibilidade e cólicas. Neste caso, converse com o seu médico para que ele volte para o método anterior ou indique outro medicamento.

Seios doloridos pode ser câncer?

Como falamos, o câncer de mama raramente causa dores, exceto quando é inflamatório. Sendo assim, acalme-se e faça um auto-exame. Para isso, apalpe o seio dolorido para verificar se há a existência de nódulos ou caroços.

Caso não encontre, fique calma e analise outras possíveis causas. Se a dor continuar por mais de 10 dias, procure o seu médico.

Se encontrar, também é importante manter a calma, pois pode se tratar de um nódulo benigno. De qualquer forma, vá o quanto antes ao seu médico para fazer os exames e confirmar a causa do seu desconforto.

Atenção: ao notar a presença de demais sintomas, como febre, secreção, inchaço e vermelhidão ou pus, procure seu médico o quanto antes.

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here