Dieta para menopausa – Conheça o cardápio que está acabando com os sintomas!

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Dieta promete dar melhor qualidade de vida nesse período!

Por muito tempo achou-se que não existia uma dieta para menopausa, no entanto, já ficou completamente comprovado que alguns tipos de alimentos, mesmo que naturais, prejudicam e intensificam o aparecimento de sintomas, por este motivo é importante que você saiba o que comer na menopausa e o que não comer.

Diversos especialistas afirmam que se a mulher seguir corretamente uma dieta, será muito mais simples eliminar ou praticamente deixar imperceptíveis as ondas de calor, o ressecamento da pele, a queda de cabelo, as oscilações de humor e demais outros sintomas que afetam a qualidade de vida nesse período.

Outro ponto de incômodo às mulheres nessa fase é o ganho de peso. Devido à baixa de seu metabolismo, muitas acabam engordando e acumulando, principalmente, gordura na região abdominal.

Então, uma dieta para menopausa que resolva todos os problemas de uma só vez, seria perfeito, não acha?

Ela existe e é isso que viemos contar para você hoje! Queremos que você passe por essa fase da melhor forma possível. Por isso, separamos alguns alimentos que você deve comer na menopausa e um cardápio que irá te ajudar muito.

Confira!

Dieta para menopausa –  O que você DEVE comer?

Há uma lista de alimentos que mulheres na menopausa precisam ingerir todos os dias. Vamos conhecer quais são eles?

  • Alimentos que contenham muita vitamina E: Esse tipo de alimento contribui para uma maior hidratação da pele, deixando-a com uma aparência mais saudável.
  • Alimentos Integrais: Eles regulam o intestino, ajudando em seu funcionamento. Então, arroz integral e outros que sejam feitos a partir de farinha de trigo integral são bem vindos;
  • Frutas cítricas: Esse tipo de fruta tem altas doses de vitamina C, o que fortifica o sistema imunológico e deixa a pele mais bonita;
  • O consumo de água: Beber, ao menos, 2 litros de água por dia é importante para a hidratação do organismo;
  • Aveia: A aveia é excelente para as oscilações do humor, pois ela tem uma propriedade que acalma o organismo. Além disso, trabalha diretamente para que as ondas de calor não aconteçam;
  • Chá de Amora: A amora em si já é considerada o remédio ideal para a menopausa. Quando consumida diariamente, pode ajudar a combater todos os sintomas. Caso não goste de chá, há a opção em cápsulas. Veja aqui!
  • Consumo de peixes: Principalmente, atum e salmão que têm propriedades ideais para mulheres na menopausa. Aqui cabe uma atenção especial: o volume do consumo, já que eles são peixes gordurosos;
  • Azeite: O azeite é um alimento ideal para temperar saladas e, ainda, ajuda no combate à doenças do coração;
  • Linhaça: Em suas propriedades, a linhaça ajuda a controlar os níveis de colesterol e, ainda, regula o intestino;
  • Alimentos que sejam ricos em cálcio: Com as oscilações dos níveis hormonais, há uma deficiência muito grande de cálcio, por isso há o aumento de doenças como a osteoporose. Alimentos ricos em cálcio podem ajudar nesse ponto;
  • Chá de maneira geral: Chás de tília, cidreira ou camomila são capazes de acalmar os nervos e reconfortar.
  • Soja: A soja é um alimento interessante, pois tem uma estrutura bem parecida com os hormônios femininos, então pode servir de repositor natural.
  • Alimentos lights: Opte por esse tipo de alimento com baixa caloria.

O que NÃO comer na Dieta para menopausa?

Você já sabe o que comer na menopausa. Mas da mesma forma, existem outros alimentos que jamais devem ser consumidos. Ou pelo menos, devem ser evitados ao máximo.

Veja quais são:

  • Comidas muito temperadas ou condimentadas: Muitos temperos, principalmente, pimenta preta ou do reino, aceleram seu metabolismo de uma forma que fará com que tenha ondas de calor;
  • Alimentos ácidos também intensificam todos os sintomas da menopausa;
  • Bebidas que contenham cafeína como mate ou chocolate quente, também pioram as ondas de calor;
  • As bebidas alcoólicas no geral, inclusive vinhos, devem ser evitadas;
  • Doces não são recomendados. Há especialistas que indicam o consumo do chocolate meio amargo, por conta da liberação de endorfina;
  • Alimentos industrializados contem alto teor de sódio e irá fazer com que você retenha líquido;
  • Carnes vermelhas devem ser evitadas, por possuírem muita gordura;
  • Procure não consumir nenhuma bebida láctea integral;
  • Elimine o consumo de gordura saturadas;

Se você notou que ganhou peso, indica-se a prática de alguma atividade física, nem que seja uma caminhada leve de 30 minutos todos os dias. Tal prática, combinada com uma alimentação balanceada, te ajudará a ter uma maior qualidade de vida e, ainda, contribuirá para a diminuição dos sintomas da menopausa.

Cardápio para dieta na menopausa

o que comer na menopausa

Um cardápio para dieta na menopausa deve respeitar os critérios acima. No entanto, para ter a certeza de que está consumindo as quantidades certas, procure uma nutricionista da sua confiança. Desse modo, ela poderá te direcionar a uma dieta mais alinhada à sua necessidade.

Preparamos um cardápio básico com o que comer na menopausa, para que você possa seguir:

Café da manhã

  • Uma xícara de leite de soja;
  • Uma fatia de pão integral ou 2 torradas integrais;
  • 1 fruta (pode ser amora)

Lanche da manhã

Você pode optar por uma fruta ou então um suco de frutas de sua preferência.

Almoço

No almoço, as opções são bem variadas, mas o básico seria:

  • Alguns legumes cozidos e temperados com sal e azeite;
  • 2 colheres de arroz integral ou soja, se gostar;
  • File de peixe cozido ou frango;

De sobremesa, uma gelatina light.

Lanche da tarde

Um iogurte natural de preferência light, misturado com meia colher de sopa de aveia.

Jantar

Assim como no almoço, aqui as combinações são diversas:

  • Salada de folhas cruas temperada com azeite;
  • Um bife de frango ou de peixe;
  • Macarrão integral ou arroz.

Ceia

Uma xícara de chá de amora acompanhada de uma torrada ou biscoito de maisena, se preferir algo doce.

Dica especial: Para melhorar a digestão e diminuir a fome, você pode ingerir 1 copo de água 30 minutos antes da refeição.

Esperamos que esse cardápio te ajude!

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