Como prevenir o envelhecimento precoce

0
258
como prevenir o envelhecimento precoce

Envelhecer é algo natural na vida de todos nós. Mas e quando precisamos lidar com o envelhecimento precoce, o que fazer?

Envelhecimento precoce

Chamamos de envelhecimento precoce o aparecimento de rugas, ressecamento de pele e marca de expressão, que por vezes resulta de uma diminuição na produção de colágeno, deixando a aparência da pele mais velha do que realmente somos.

E vários são os fatores que podem contribuir para que ocorra o envelhecimento precoce, como: genética, exposição excessiva ao sol sem proteção adequada, má alimentação, cigarro, bebida alcoólicas, estresse, sedentarismo, entre outros fatores que podem ser determinantes para o envelhecimento da pele.

A boa notícia é que há formas naturais que podem ser utilizadas para evitar que isso ocorra, principalmente relacionadas aos seus hábitos de vida. E é sobre isso que iremos falar aqui.

Como prevenir o envelhecimento precoce naturalmente

Como falamos, há alguns fatores que influenciam e podem acelerar o envelhecimento da pele. Da mesma forma, há hábitos que podem contribuir para evitá-lo. Confira alguns exemplos de como prevenir:

Alimentação

A alimentação sempre será nossa maior aliada em busca de qualidade de vida e bem-estar. No caso do envelhecimento precoce, ela também pode te ajudar, quando for balanceada e saudável.

Algumas dicas de alimentos que podem contribuir para a saúde da sua pele, são: verduras, fibras e frutas. Há alimentos específicos que também serão benéficos, como os ricos em vitamina C (laranja, limão e brócolis), vitamina A (batata-doce, cenoura e frutas secas), vitamina E (castanhas, nozes e amêndoas), entre outros.

Atividades físicas

A prática regular de atividades físicas ajuda não apenas a combater o envelhecimento precoce, mas a retardar o envelhecimento de maneira geral.

Isso acontece porque melhoram a circulação de oxigênio para as células, contribuem para elevar a autoestima e muito mais! Como resultado, podem ajudar a manter a pele com aspecto jovem por mais tempo.

Protetor solar

O protetor solar será um dos seus melhores amigos, não apenas no verão, mas durante todo o ano. Isso porque, além de ajudar a proteger sua pele dos raios solares, evita o envelhecimento precoce, que também pode ser causada pela exposição solar excessiva.

Hidratação

A falta de hidratação pode resultar em uma pele ressecada, o que significa uma aparência mais velha do que o normal. Para evitar que isso ocorra, é importante manter sua pele bem hidratada, utilizando produtos específicos para o seu tipo de pele (pele seca, oleosa, entre outros).

Além de utilizar hidratantes, também é importante beber bastante água, cerca de 2 litros ao dia. Isso fará bem não apenas para a sua pele, mas para o seu corpo de maneira geral.

Noites de sono

Quem sofre com insônia ou tem péssimos hábitos de sono, como horas irregulares para dormir, também pode ter a pele aparentemente mais velha. Não é toa que muito se ouve falar do “sono da beleza”.

Sendo assim, procure ter um cuidado redobrado com suas noites de sono, bucando dormir bem e o suficiente.

Relaxe

Procure evitar situações estressantes, principalmente muito recorrentes. Se possível, tire todos os dias um tempo para relaxar, cuidar de si mesma e fazer o que gosta. Isso é importante não apenas para sua pele, mas para o seu bem-estar de maneira geral.

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here