Como manter o casamento saudável durante a menopausa

0
160

O casamento na menopausa pode sofrer uma série de turbulências e o medo da relação chegar ao fim acaba preocupando muitas mulheres durante este período.

A falta de informações, a falta de diálogo, do entendimento do que é o período e pelo o que a mulher está passando pode fazer com que o companheiro realmente não consiga entender, nem mesmo apoiar a sua esposa durante este momento.

No entanto, se houver um entendimento da situação, o parceiro pode ser um importante aliado durante a menopausa e ponto fundamental para manter uma relação saudável e prazerosa.

Casamento na menopausa: o que muda?

É claro que o fim do casamento pode acontecer por diversos motivos, não necessariamente durante a menopausa ou em razão dela. Não é isso que estamos querendo dizer!

Porém, quanto o marido não entende o que a mulher está passando e o quão difícil este período pode ser, pode acabar contribuindo para o fim do relacionamento. E por isso muitos casamentos acabam com a chegada da menopausa.

Durante a menopausa a mulher está sofrendo com uma série de alterações hormonais que acabam resultando em diferentes sintomas, alguns muito incômodos, que acabam atrapalhando a vida, o dia-a-dia da mulher e, inclusive, interferindo em suas relações.

É comum que aquela parceira feliz, sempre arrumada e de bem com a vida, com disposição e energia, compreensiva, confiante e com muito desejo sexual não seja mais a mesma e dê lugar para uma pessoa menos feminina, insegura, com baixa autoestima, cansada, irritada, com falta de líbido, entre outras coisas.

E ter um parceiro que entenda a situação e seja compreensivo, será fundamental durante este período.

A insônia, fadiga, falta de desejo sexual, irritabilidade, alterações de humor, ansiedade, depressão, ganho de peso e outros, são sintomas comuns durante a menopausa que, em grande intensidade, podem acabar realmente atrapalhando a vida da mulher.

Como o marido pode ajudar a esposa durante a menopausa?

Manter um bom casamento na menopausa pode exigir bastante de ambos os lados, principalmente do marido, que precisará ser mais compreensivo e entender que este é um momento natural pelo qual toda a mulher irá passar e que, assim como outros, é passageiro, basta ter paciência.

Para ajudar, separamos algumas dicas de como o marido pode ajudar a esposa e contribuir para que o casamento na menopausa não sofra nenhum dano ou instabilidade.

Entenda o que é menopausa e coloque-se no lugar da sua mulher

É fundamental que o marido entenda o que é a menopausa e o que pode acontecer com a mulher durante este período. Menopausa é a última menstruação da mulher, quando ela fica 12 meses consecutivos sem menstruar, marcando o fim da sua fase reprodutiva. Esta fase é marcada por uma série de alterações hormonais que trazem muitas mudanças na vida da mulher e podem resultar em muitos sintomas.

Os sintomas sentidos durante este período podem variar, mas é comum que haja a falta de apetite sexual, mudanças no órgão sexual feminino (causando dor durante o ato sexual), aumento de peso, crises de ansiedade, sudorese noturna, quedas de cabelo, entre uma série de outros sintomas da menopausa.

Entender quais podem ser estes sintomas e buscar se colocar no lugar da sua mulher será muito importante.

Seja parceiro

Ser o melhor parceiro e companheiro da sua mulher será fundamental para manter um bom casamento na menopausa e fortificar os laços a dois. Sendo assim, busque ser um bom companheiro e aproveitar os momentos a dois.

Mantenha um diálogo

Ter um diálogo claro e aberto é fundamental durante este período. É importante que tanto o marido quanto a mulher sinta-se a vontade para falar sobre o que está acontecendo, o que está incomodando e o que podem fazer para melhorar.

Seja compreensivo e tolerante

Entender que durante este período a mulher pode não querer ter relações sexuais tão frequentemente e que isso não é culpa sua também é importante. Uma série de sintomas podem causar desconforto e até mesmo dor durante o ato sexual. Utilizar gel lubrificante pode ser uma boa opção.

Além disso, há outros sintomas que podem ocorrer e que será necessário manter-se compreensivo, tolerante e entender que tudo é uma fase e irá passar. Por isso todos os outros passos acima são tão importantes.

Descubra coisas novas

Esta é uma boa hora para fugir da rotina e descobrir atividades prazerosas a dois, onde possam aproveitar melhor a vida de casal. Fazer viagens e conhecer novos lugares, um jantar especial, atividades relaxantes como uma caminhada, massagem, entre outras coisas, pode ser uma boa ideia. Além disso, descobrir coisas novas na cama também é importante, algo que dê prazer a ambos e reforce ainda mais a relação.

Seja carinhoso

Seja carinhoso com a sua mulher, faça com que ela se sinta amada e querida. Durante este período é comum que a mulher tenha baixa autoestima, sinta-se feia, menos feminina e gorda, o que pode inclusive acabar levando a depressão, portanto, elogie-a e faça com que ela se sinta linda. Seja um marido carinhoso e presente!

Conclusão

O casamento na menopausa pode ser muito complicado ou pode ser uma descoberta a dois incrível, tudo dependerá de como ambos irão lidar com este período.

Por este motivo é que o marido tem um papel fundamental durante a menopausa, podendo ser o porto seguro, melhor amigo e companheiro da mulher durante este período.

Por isso é tão importante que tanto o homem quanto a mulher entendam o que é a menopausa e o que podem fazer para aliviar os efeitos que este período pode ter na vida a dois.

O casamento na menopausa pode ser tão feliz e incrível quanto em qualquer outra etapa da vida!

 

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here