Como lidar com as alterações de humor na menopausa

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Durante a menopausa é comum que aquela mulher alegre, de bem com a vida, feliz e confiante acabe dando lugar a uma mulher mais irritada, cansada, insegura e desanimada.

As alterações de humor é um dos sintomas mais comuns da menopausa, que afeta grande parte das mulheres que estão neste período. Elas geralmente são mais percebidas por quem convive com a mulher, como familiares e amigos.

Se você também sofre com as alterações de humor na menopausa, este conteúdo é para você. Confira dicas que podem te ajudar a superar este sintoma e ter uma vida muito mais feliz.

Principais causas das variações de humor na menopausa

A instabilidade emocional, o estresse, irritabilidade, cansaço, falta de energia, choro fácil, baixa autoestima, desmotivação são sintomas muito comuns em mulheres que estão na menopausa.

A causa mais comum é a queda dos níveis hormonais que ocorrem neste período, principalmente no que diz respeito ao estrogênio e progesterona (hormônios predominantemente femininos).

Além disso, as alterações hormonais pode acabar afetando o cérebro, mais especificamente os neurotransmissores, podendo causar uma série de sintomas tanto físicos quanto emocionais. A serotonina, por exemplo, é o neurotransmissor responsável pela regulação de humor e do sono. Neste caso, quando os níveis de serotonina estão sofrendo alterações, os níveis de humor da mulher também tendem a sofrer certas variações.

Também é importante ressaltar que estes sintomas podem ser sentidos tanto na menopausa quanto no climatério e na pré-menopausa, que é o período que antecede a menopausa. No entanto, a boa notícia é que há dicas muito saudáveis e importantes que, se inseridas no seu dia-a-dia, podem te ajudar a lidar e prevenir as alterações de humor durante estes períodos.

5 dicas para lidar com as alterações de humor na menopausa

Não basta apenas falarmos das alterações de humor e das principais causas e não falarmos de como te ajudar a lidar com elas, certo? Certíssimo! Por este motivo separamos 5 dicas muito eficientes que te ajudarão a viver uma menopausa muito mais saudável e feliz.

Dedique mais tempo para cuidar de você

É comum que as mulheres durante a menopausa fiquem sem disposição e vontade de cuidar de si mesmas, o que acaba contribuindo para uma autoestima baixa, alterações de humor e até mesmo, em casos mais graves, a depressão. Por este motivo é fundamental dedicar mais tempo tempo para cuidar de você mesmo e fazer o que gosta. Busque encontrar atividades que lhe deem prazer pela vida e lhe façam sentir feliz, como artesanato, danças, jardinagem, entre outras. Encontre algo que lhe dê prazer e arrume um tempo para isso. Além de ser fundamental para a saúde do seu corpo, também é fundamental para a saúde da sua mente.

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação é o ponto-chave durante a menopausa. Além disso, ela é importante na vida de qualquer pessoa, em qualquer idade. Ter uma alimentação saudável e balanceada te ajudará a lidar não apenas com as alterações de humor na menopausa, como a aliviar uma série de outros sintomas, enquanto contribui para que você tenha uma vida muito mais saudável e com muito mais energia. Neste caso, busque consumir vitaminas B6 e B12, peixes, cereais integrais, ovo, nozes, castanhas, entre outros. Também procure evitar, sempre que possível, ingerir muita cafeína, alimentos muito gordurosos, com excesso de cálcio e açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas, entre outros.

Pratique atividades físicas

Aliadas a uma boa alimentação, praticar atividades físicas te fará bem em todos os aspectos da sua vida, contribuindo tanto para a sua saúde, de maneira geral, quanto para a sensação de bem-estar, prazer, felicidade e alívio de estresse. Busque dedicar diariamente cerca de 30 minutos para fazer exercícios que lhe deem prazer, com certeza serão minutos do seu dia que farão a diferença na sua qualidade de vida. Alguns exemplos de exercícios são: caminhadas, corridas, andar de bicicleta, dançar, hidroginástica, natação, academia, funcional, atividades aeróbicas, pilates, entre outros.

Faça atividades relaxantes

Pense no que lhe dá prazer e o que lhe deixa relaxada e invista um tempo sempre que possível para isso. Além de contribuir para a sensação de prazer e bem-estar, isso poderá te ajudar a lidar com as variações de humor que ocorrem durante a menopausa e ter uma vida muito mais tranquila e alegre. Atividades terapêuticas, como ioga, meditação, acupuntura e massagem podem ser boas opções para te ajudar a lidar com este período, além de ser um tempo que você investe para cuidar de você mesma e do seu bem-estar.

Durma o suficiente

As noites de sono são importantes e fundamentais para a sua saúde tanto física quanto psicológica. É importante que você durma o suficiente todas as noites. No entanto, é comum que durante a menopausa muitas mulheres acabem sofrendo também com a insônia, se for o seu caso, é importante buscar formas de amenizar este sintoma para que você tenha uma vida saudável, com mais energia e disposição no seu dia-a-dia.

E se nada funcionar?

Se nada funcionar e os sintomas estiverem muito graves, chegando a um ponto que realmente atrapalham sua vida, não hesite em procurar um profissional. Ele com certeza conseguirá saber as causas exatas de cada sintoma e lhe indicar um tratamento específico que irá lhe ajudar durante este período, garantindo seu bem-estar e sua qualidade de vida.

Procurar um médico não é sinal de fraqueza. Além disso, é muito importante ter um acompanhamento de um especialista e estar em dia com a sua saúde.

 

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