Saiba como lidar com a ansiedade na menopausa

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Você está na menopausa e sofre com a ansiedade? Saiba que este sintoma faz parte da vida de muitas mulheres que estão passando por essa fase.

E, assim como todos os outros sintomas, a ansiedade deve ser tratada o quanto antes, para não acabar evoluindo para problemas mais sério.

Ansiedade na menopausa

A menopausa é uma fase de transições e mudanças, causadas pelas alterações hormonais, que acabam resultando em diferentes sintomas que podem atrapalhar a vida e o dia a dia das mulheres.

E com a chegada dessa nova fase, é comum começar a sofrer com a ansiedade, inclusive pelo medo e falta de informações ou até mesmo em razão dos sintomas que começam a se manifestar em grande intensidade, como pode ser o caso dos calorões, irritação, dificuldade para dormir e muitos outros.

Como lidar com a ansiedade na menopausa

O primeiro passo para lidar com a ansiedade na menopausa é, sem dúvidas, não se desesperar e buscar entender os gatilhos que estão te fazendo sentir assim.

Busque dedicar mais tempo para conhecer a si mesma, seu corpo e a fase pela qual está passando, isso irá te ajudar. Fora isso, também separamos algumas dicas que te ajudarão a lidar com este sintoma.

Faça exercícios

Os exercícios físicos ajudam a regular os hormônios, gerar sensação de bem-estar, ajudam a relaxar e a lidar com a ansiedade. Sendo assim, começar a praticar atividades físicas regularmente pode ser um ótimo primeiro passo.

Atividades relaxantes

Evitar o estresse será muito importante, tanto para sua saúde mental quanto para evitar a manifestação de sintomas da ansiedade. Alguns exemplos de atividades que podem ajudar, são: caminhadas, natação, meditação, yoga, pilates e acupuntura.

Cuide do seu sono

Se você não está dormindo bem, as chances de acabar sofrendo com a ansiedade são ainda maiores. Não é à toa que a insônia e a ansiedade são sintomas comuns da menopausa! Por este motivo, é importante cuidar do seu sono e encontrar formas de dormir melhor.

Organize seus dias

Ter uma vida mais organizada e definir o seu dia ou sua semana também pode te ajudar a controlar a ansiedade e aproveitar melhor o seu tempo e a sua vida.

Dedique mais tempo a si mesma

Dedicar mais tempo para se cuidar, fazer o que gosta e se auto-conhecer também será importante, principalmente durante a menopausa. Além disso, fará muito bem para sua autoestima.

Terapia

Se puder, faça terapia. Ela é uma ótima forma de lidar com a ansiedade e diversos outros problemas (inclusive, com a chegada dessa fase de mudanças que é a menopausa).

Não desconte sua ansiedade em vícios

Atenção, essa dica é realmente importante! Não deixe que sua ansiedade tome conta de você e a faça descontar isso em comida ou outros vícios como cigarro e bebidas alcoólicas. Além de aumentar o seu mal-estar durante a menopausa, isso pode realmente prejudicar a sua saúde de diferentes maneiras.

10 alimentos que combatem a ansiedade

Para ter uma vida mais saudável, o que é muito importante durante a menopausa, e te ajudar a combater a ansiedade, separamos abaixo alguns alimentos que podem ser seus aliados durante este período:

  • Ovos
  • Frutas cítricas, como laranja, limão e abacaxi
  • Banana
  • Chocolate (70% cacau), mas não exagere
  • Castanhas de Caju
  • Frutas Vermelhas
  • Mel
  • Alface
  • Grãos
  • Cereais integrais, como a aveia
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