Como evitar o ganho de peso na menopausa

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É comum que durante a menopausa e com o avançar da idade, as mulheres acabem sendo atormentadas pelo ganho de quilinhos a mais, o que pode interferir tanto na sua qualidade de vida, quanto autoestima, segurança e vida sexual.

Sendo assim, muitas mulheres procuram formas para evitar o ganho de peso na menopausa, mas sem sucesso. Isso porque não basta fazer pequenas alterações, mas sim realmente mudar seus hábitos e sua alimentação.

E é normal que, ao se deparar com as mudanças hormonais, as mulheres acabem ganhando peso, principalmente em razão de outros sintomas que também surgem durante este período.

O lado ruim é que o ganho de peso não afeta apenas visual e esteticamente, mas sim na saúde da mulher, podendo aumentar o risco de doenças como obesidade, doenças cardiovasculares, fadiga, resistência a insulina, entre outros.

Se você também está sofrendo com os quilinhos a mais, confira algumas dicas de como evitar o ganho de peso na menopausa e sentir-se bem consigo mesmo.

O que é menopausa

A menopausa nada mais é do que o fim da fase reprodutiva da mulher. Esse período marca não apenas o fim dos ciclos menstruais, como também a fase que a mulher se torna impossibilitada de engravidar.

A chegada da menopausa, que ocorre geralmente entre 45 e 55 anos, traz muitas mudanças indesejadas no corpo de uma mulher. Neste período também é comum que diversos sintomas se manifestem, como fogachos, mudanças de humor, perda de cabelo e ganho de peso.

É comum que as mudanças que ocorrem durante este período acabe fazendo com que a mulher sinta-se menos feminina, tenha menos segurança em si mesmo, não se sinta feliz com o seu corpo, entre muitos outros, podendo levar a quadros de ansiedade e depressão.

Ganho de peso na menopausa: quais as causas?

As mudanças hormonais que são causadas pela menopausa, resultando em uma série de sintomas característicos deste período, também alteram a distribuição da gordura corporal.

Porém, diferente do que dizem, a diminuição da produção de estrogênio não está diretamente ligada ao ganho de peso. No entanto, os demais sintomas da menopausa podem acabar provocando e desencadeando a mudança de comportamento no organismo, podendo contribuir para o ganho de peso nesta fase da vida da mulher.

Além disso, a pouca prática de atividades físicas também contribuem para o ganho de peso, assim como as mudanças que estão ocorrendo no metabolismo.

Também é comum ouvirmos falar que o ganho de peso na menopausa está associado a TRH, Terapia de Reposição Hormonal, no entanto trata-se de um mito.

Após a menopausa, na chamada pós-menopausa, as mulheres também tendem a sofrer com o ganho de peso, isso porque se tornam mais propensas a acumular mais gordura no abdômen.

No entanto, além dos pontos citados acima, o ganho de peso na menopausa também pode estar ligado a uma série de fatores, como, por exemplo:

  • as alterações hormonais, comuns desse período, que podem influenciar no armazenamento de gordura no organismo;
  • a perda de massa muscular, que ocorre não apenas em razão das alterações hormonais, mas também devido a idade e pouca prática de atividades físicas;
  • insônia muitas vezes também está ligada ao ganho de peso;
  • compulsões alimentares, que também podem ser resultantes da insônia ou demais fatores;
  • aumento de resistência à insulina, que é comum a medida que a mulher envelhece, dificultando a perda de peso.
  • entre outros.

Mas afinal, como evitar o ganho de peso na menopausa?

Há uma série de hábitos e mudanças que você pode implementar na sua vida para contribuir para evitar o ganho de peso na menopausa, além de, claro, contribuir e muito para sua saúde e para o seu bem-estar.

No entanto, é muito importante que você tenha força de vontade e disposição para realmente mudar seus hábitos e mudar de vida. Acredite, isso será fundamental para você, principalmente durante a menopausa.

Controlar os níveis de estresse e ansiedade

Os hormônios do estresse e da ansiedade contribuem para o ganho de peso durante não apenas a menopausa, mas durante todas as fases da vida. Além disso, os altos níveis de estresse pode acabar ocasionando o armazenamento de calorias extras e até mesmo levando a quadros de compulsões alimentares.

Praticar exercícios

Praticar atividades físicas é importante em qualquer etapa da vida, e na menopausa não é diferente. Além de contribuir para evitar o ganho de peso na menopausa, a prática de exercícios regularmente também pode contribuir para evitar uma série de outros sintomas comuns deste período. Escolha uma atividade que lhe dê prazer e alegria e comece a praticá-la regularmente.

Deixe os vícios de lado

Se você tem algum vício, como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas regularmente, saiba que é bom evitá-los. Além de contribuir para o ganho de peso, também podem contribuir para que uma série de outros sintomas da menopausa se manifestem.

Dormir bem

Ter boas noites de sono é muito importante para o organismo da mulher, principalmente durante a menopausa. Isso porque a insônia pode fazer com que você ingira alimentos a noite, mesmo sem estar com fome ou ainda desencadear a ansiedade, que também pode fazer com que você ingira mais alimentos do que o necessário.

Reduzir os carboidratos

Reduzir alimentos muito pesados, como os carboidratos, ajudará você a se manter em dia com a balança e com o seu corpo, evitando os quilinhos indesejados.

Evitar fazer refeições pesadas à noite

Fazer refeições pesadas, calóricas ou muito gordurosas durante a noite pode contribuir para o ganho de peso. Isso porque o nosso organismo tende a funcionar mais lentamente durante o sono. Além disso, comer muito antes de dormir pode fazer com que você não consiga pegar no sono, gerando insônia.

Busque relaxar

Além de descansar e dormir bem, relaxar durante o dia também é importante. Procurar atividades que lhe dêem prazer, como pilates, ioga e meditação também podem ser importantes aliadas na hora de evitar o ganho de peso e contribuir para uma vida mais saudável tanto física quanto emocionalmente.

Adicione fibras a sua dieta

Fibras como linhaça e aveia ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina e proporcionam uma sensação de saciedade por mais tempo, tornando-se importantes aliados na sua dieta para eliminar peso.

Cuidado com dietas loucas

É comum que, com o medo de ganhar peso ou a dificuldade em perdê-lo, muitas mulheres acabem fazendo dietas loucas sem o auxílio de um profissional, muitas vezes encontradas na internet. No entanto, há uma série de dietas que podem causar o efeito contrário e, em vez de te ajudar a emagrecer, fará com que você engorde ou, ainda, cause o terrível efeito sanfona. Portanto, cuidado! Faça dietas apenas se indicadas por um médico.

Adote um estilo de vida saudável

Além de tudo isso, adotar uma vida saudável com dietas e exercícios físicos, como já falamos acima, também é muito importante, não apenas para evitar o ganho de peso como também para contribuir para a sua saúde, evitando o aparecimento de uma série de doenças.

O que evitar e o que consumir durante a menopausa?

Essa é uma resposta arriscada. Na verdade, o ideal é mais indicado é que você procure o seu médico nutricionista e peça orientações, com base em uma dieta rica em proteínas, fibras, vitaminas e o que mais seu organismo precise.

No entanto, separamos uma lista de alimentos que seriam bom evitar e de alimentos que seriam bom consumir, de maneira a te ajudar a evitar o ganho de peso.

Porém é importante que você verifique com o seu médico uma dieta ideal para você. Afinal, pode ser que algum destes alimentos seja fundamental para a sua dieta, assim como pode ser que você possua alguma alergia ou intolerância e não possa ingerir algum deles. Assim sendo, deixamos claro que trata-se de dicas que podem ser benéficas para a perda de peso.

O que evitar: há uma série de alimentos que não ajudam em nada no combate a perda de peso, como é o caso de bebidas industrializadas, alimentos com muito açúcar e sódio, alimentos gordurosos, refrigerante, doces, lanches como pizza, entre outros.

O que comer: há também uma série de alimentos que podem ser benéficos para evitar o ganho de peso, como é o caso de aveia, cereais integrais, frutas, chia, amêndoas, nozes, vegetais, sucos naturais, beber bastante água, entre outros.

Conclusão

Sendo assim, evitar o ganho de peso na menopausa não é uma questão estética e sim uma questão de saúde. Ou seja, vai muito além da beleza e do sentir-se bem consigo mesmo, embora, claro, estar bem com o seu corpo também de extrema importância.

Caso você não consiga perder peso ou esteja engordando muito rapidamente e veja que isso está realmente interferindo na sua vida, não deixe de procurar um médico para que assim você tenha um tratamento adequado e consiga eliminar os quilinhos a mais.

Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado.

E se tiver alguma dica de conteúdo que você quer ver aqui, deixe nos comentários.

Até a próxima!

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2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite!Olha tá muito difícil perde pesso , e a menopausa e horrível já não estou aguentando mais só por Deus,Não sei o que fazer só Deus!

    • Olá, Edjane! Primeiramente, agradecemos sua mensagem.
      Perder peso na menopausa realmente é mais difícil, isso porque nosso corpo está em transformação e a forma como ele absorve e elimina gordura também está mudando, ou seja, nosso metabolismo também sofre com a chegada da menopausa.
      Se você precisa de ajuda para viver esta fase de maneira mais saudável e feliz, nós indicamos dois tratamentos naturais que são utilizados por grande parte de nossas leitoras, que é o MenoZen e o AmoraLife. Ambas as opções 100% naturais e sem riscos para sua saúde, que também pode te ajudar neste processo de perda de peso, melhorando o funcionamento do seu metabolismo.
      Continue conferindo nossos conteúdos!
      Beijão,

      Equipe Tudo Sobre Menopausa.

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