A coceira vaginal pode ser um verdadeiro incômodo no dia a dia de nós mulheres, causando um grande desconforto. Mas porque isso acontece?
Coceira vaginal, quando se preocupar?
A irritação e a coceira na vagina pode ocorrer por diversos fatores, no entanto, precisam de atenção quando acompanhadas de algum dos sintomas abaixo:
- ardência;
- vermelhidão;
- dor para fazer xixi;
- secreção de coloração e odor estranho;
- dor durante a relação sexual;
- inchaço.
Salvo esses casos, a coceira na vagina pode ser algo comum e facilmente controlável.
Coceira na vagina: causas mais comuns
Embora desconfortável, a irritação e a coceira vaginal pode ser causada por hábitos comuns do dia a dia. E, com isso, combatê-la pode ser mais fácil do que você imagina.
Higiene
Obviamente, a falta de higiene ou uma má higienização da área íntima pode causar irritações, coceiras e outros incômodos ainda piores. No entanto, o que muita gente não sabe, é que a higiene excessiva também é uma das causas comuns desse problema.
O motivo para o excesso de higiene também prejudicar a região íntima está relacionada a alteração que pode causar nas camadas da pele responsáveis por sua proteção. Sendo assim, o indicado é fazer a higiene íntima uma vez ao dia, preferencialmente com sabonetes neutros.
Absorvente
O uso excessivo de absorventes externos também pode irritar a região íntima, causando irritação, vermelhidão, coceira e até mesmo facilitando para que ocorra infecções urinárias.
Para evitar esse incômodo, o ideal é alternar entre absorventes externos, internos e/ou coletores, evitando que o mesmo passe muito tempo em atrito com a região íntima.
Depilação
A depilação, tanto com cera quanto com gilete, também pode causar coceira na vagina. Isso porque muitas pessoas tem irritação à estes procedimentos, que realmente agridem a pele.
Uma dica para evitar a coceira e a irritação causada pela depilação é adotar alguns cuidados, como o uso de calmantes para a pele após a realização do processo, bem como hidratação diária adequada.
Roupas
O uso de roupas muito justas ou com certos tecidos que podem irritar ou dificultar a transpiração da pele, também pode contribuir para que haja coceira e irritação.
Sendo assim, usar roupas mais soltas e, preferencialmente, de algodão (principalmente as íntimas) podem te ajudar a acabar com este desconforto.
Relações sexuais
As relações sexuais também podem causar irritação na região íntima, principalmente pela falta de higiene, lubrificação e ausência de preservativos.
Para evitar: não pule as preliminares, use proteção e, em caso de desconforto ou falta de lubrificação, aposte em lubrificantes íntimos para melhorar a relação e garantir maior prazer.
Outras causas
Além dessas causas mais comuns, há outros fatores que também podem estar associados a coceira na vagina, assim como demais irritações. Alguns exemplos, são:
- menopausa;
- vaginose bacteriana;
- alergia a certos produtos aplicados na região;
- gravidez;
- medicamentos.
Conclusão
Várias podem ser as causas da coceira vaginal. No entanto, o ideal é que você consiga identificar o que está causando este desconforto em você, para então tomar medidas efetivas para combatê-lo.
Cuidar da sua alimentação também é muito importante, tanto para sua pele, quanto para controlar irritações que podem causar as coceiras e demais desconfortos.
E, no caso da coceira ser acompanhada com ardência, vermelhidão, dor para fazer xixi, secreção, inchaço e outros, não deixe de procurar um médico o quanto antes.