Chá para insônia: receitas naturais para dormir melhor

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remédio natural para insônia

Além de ser um sintoma incômodo, a insônia pode atrapalhar nossa qualidade de vida, deixando-nos sem energia e disposição para nada.

Se você sofre com insônia, sabe bem do que estou falando: noites em claro, ficar se revirando de um lado ao outro da cama sem conseguir dormir e acordar várias vezes durante a noite, entre outros sintomas.

Mas além de atrapalhar nosso sono, a insônia também atrapalha o nosso dia a dia, já que pelas noites mal dormidas ficamos indispostas e sem energia para realizar nossas tarefas diárias. O que, obviamente, acaba nos prejudicando.

Então, o que fazer para acabar com a insônia?

Chá para insônia

Uma maneira natural para acabar com a insônia é através de chás, que além de gostosos, são nutritivos e fazem muito bem para a saúde.

Se você sofre com este problema, confira algumas receitas que podem te ajudar:

Chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira é outro ótimo remédio natural para insônia, já que ajuda a acalmar e relaxar, facilitando o sono.

Para prepará-lo é preciso 500ml de água e 2 colheres (chá) de folhas de erva-cidreira.

Preparo: ferva a água e depois adicione a erva-cidreira. Tape e deixe descansar por cerca de 15 minutos.

Chá de valeriana

O chá de valeriana tem efeito sonífero e calmante e por isso é uma ótima opção natural para quem precisa de uma ajudinha para dormir melhor. 

Para prepará-lo será preciso 1 colher (chá) de raiz de valeriana e 1 xícara de água.

Modo de preparo: ferva a água e depois acrescente a valeriana. Deixe descansar por alguns minutos, coe e está pronto.

Chá de tília e camomila

O chá de camomila é muito conhecido por ser um grande aliado no combate à insônia. Em conjunto com a tília, seus benefícios são ainda mais intensificados, já que essa erva ajuda acalmar os nervos, diminuir a ansiedade, relaxar e induz ao sono.

Para preparar este chá você irá precisar de 1 colher de camomila, 1 colher de tília, 1 colher de cravo-da-índia e 1 litro de água.

Preparo: coloque todos os ingredientes para ferver por cerca de 15 minutos. Deixe esfriar, coe e está pronto.

Chá de maracujá

O maracujá é uma fruta muito conhecida em razão do seu efeito calmante, ajudando não apenas a dormir melhor, mas a amenizar sintomas como ansiedade, nervosismo, estresse e depressão.

Para prepará-lo você irá precisar de 1 xícara de água fervente e 6 folhas secas do pé de maracujá.

Modo de preparo: Ferva a água, desligue e adicione as folhas de maracujá. Deixe em infusão por cerca de 15 minutos, coe e tome.

Chá de lúpulo

Outro chá para insônia, que ajuda a induzir o sono e a melhorar a qualidade do mesmo, é o chá de lúpulo. Para prepará-lo você precisará apenas de uma xícara de água e uma colher de chá de lúpulo.

Preparo: Ferva a água, adicione o lúpulo e aguarde cerca de 10 minutos. Coe e está pronto.

Conclusão

Para que os chás sejam ainda mais eficientes, uma dica é tomá-los antes de dormir. E, por ser uma opção natural, não faz mal para sua saúde o organismo.

No entanto, apenas o chá pode não ser o suficiente. Neste caso, também é importante buscar mudar seus hábitos de vida, tornando-os mais saudáveis. Para isso, adicione no seu dia a dia alguma atividade física, beba bastante água, procure relaxar e evitar situações estressantes, cuide da sua alimentação, entre outros.

E, claro, não deixe de procurar um médico para avaliar o seu caso e definir o melhor tipo de tratamento para você.

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