Cardápio para reposição hormonal e alívio dos sintomas da menopausa

0
4164

Não é nenhuma novidade que a alimentação é uma peça-chave para o bom funcionamento do nosso corpo, podendo ter impactos negativos ou positivos na nossa vida, dependendo da atenção e da importância que dedicamos a ela.

E na menopausa não é diferente! É através da alimentação que muitos dos sintomas podem ser aliviados, retomando o equilíbrio hormonal através das vitaminas e minerais que nosso corpo precisa e que os alimentos oferecem.

É por este motivo que muitas pessoas estão apostando em um cardápio para reposição hormonal, através de alimentos que ajudam a amenizar os desconfortos da menopausa como calorões, irritabilidade, insônia e outros.

E você, também está querendo melhorar a sua alimentação e transformá-la em uma aliada para o combate destes sintomas? Saiba como!

Cardápio para reposição hormonal: como aliviar os sintomas da menopausa

Já é comprovado que uma alimentação correta pode sim promover melhoras significativas nos sintomas da menopausa. Mas, além de ter hábitos saudáveis e criar o seu próprio cardápio para reposição hormonal, também é importante estar atento à alguns alimentos que devem ser evitados sempre que possível, como o café, bebidas alcoólicas, gorduras em excesso, alimentos industrializados e muito apimentados, entre outros.

Uma mudança saudável na alimentação fará toda a diferença e te ajudará a amenizar os desconfortos da menopausa. Veja como:

Alimentos para aliviar as ondas de calor

Os calorões são um dos sintomas mais comuns durante a menopausa, afetando cerca de 6 a cada 8 mulheres. E, para se livrar desse desconforto, é importante apostar em alimentos ricos em ômega-3 como peixes, linhaça, chia, nozes e amêndoas.

Alimentos para melhorar o humor

O humor da mulher também é afetado com a chegada da menopausa, que pode causar irritação, tristeza e ansiedade. Mas é possível inserir no seu cardápio alimentos que ajudarão a amenizar as alterações de humor, como: aveia, castanha, cereais integrais, banana e chocolate (de preferência os 70% cacau e não em grande quantidade).

Alimentos para combater a osteoporose

O enfraquecimento ósseo se torna ainda mais comum em mulheres que estão na pós-menopausa, sendo um resultado de todas as mudanças hormonais pela qual a mulher já passou e continua passando.

Para combater a osteoporose, uma boa dica é investir em alimentos como a soja, queijos brancos, leites desnatados ou semi-desnatados, iogurtes e amêndoas.

Alimentos para estimular a líbido

Se você sofre com a falta de desejo sexual ou com o ressecamento vaginal, saiba que ter uma alimentação correta pode te ajudar. Procure investir em alimentos afrodisíacos, como o morango e a amora, e outros como nozes, linhaça, ginseng e óleo de girassol.

Alimentos para combater a insônia

Se o seu problema é com suas noites de sono, está na hora de vencê-lo através de alimentos gostosos e nutritivos como a banana, kiwi, soja, maracujá, erva-cidreira, camomila, nozes e linhaça.

Ter um cardápio para reposição hormonal realmente funciona?

Os sintomas da menopausa são causados pelas alterações hormonais que ocorrem durante este período, principalmente em razão na queda de estrogênio e progesterona. Sendo assim, um cardápio para reposição hormonal pode sim ajudar a estimular a produção destes hormônios, tendo grande impacto no alívio dos sintomas.

Então a resposta é sim, ter uma alimentação correta funciona e é fundamental durante a menopausa. No entanto, como cada organismo reage de uma forma distinta e única a cada tratamento, pode ser que você tenha que adequar o seu cardápio a alguma outra medida tratativa, como um suplemento natural.

Investir em uma suplementação pode te ajudar, já que contribui para que o seu corpo consiga repor os nutrientes e vitaminas que tanto precisa, conseguindo funcionar melhor e lutar contra os sintomas da menopausa. Uma dica é o MenoZen.

De qualquer forma, o importante é que você cuide da sua alimentação, tenha uma vida ativa e procure um médico sempre que preciso. Afinal, sua saúde e o seu bem-estar devem sempre estar em primeiro lugar.

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here