Calor na menopausa – Porque os fogachos acontecem?

0
1190

O calor na menopausa, também chamado de fogacho, assim como os suores chegam junto com o começo das irregularidades do ciclo menstrual e isso é o anúncio da menopausa.

A sensação física de calor na menopausa, seja moderado ou intenso é o resultado de uma súbita dilatação dos vasos sanguíneos feminino. O organismo perde uma grande quantidade de calor durante esses ataques súbitos, que em seguida ela chega a suar ou a sentir muito frio.

Os fogachos – ataques de calor na menopausa

Calor na menopausa - Fogachos

Os fogachos ou calor na menopausa, assim como os suores, chegam sem aviso prévio, em qualquer momento do dia, tanto durante a perimenopausa como no começo da menopausa.

Durante a perimenopausa, seu corpo começa a produzir menos quantidades de estrogênio e progesterona, e a mulher começa a perder a capacidade de engravidar.

A medida que ela se aproxima do final do seu ciclo menstrual, os fogachos se tornam mais frequentes durante a noite, atrapalhando a qualidade do sono, fazendo inclusive com que a roupa de cama fique molhada de tanto suor.

A frequência dos ataques de calor na menopausa variam de uma ou duas vezes por semana, durante uma máxima de duas horas. De acordo com inúmeros estudos realizados sobre o tema, a duração média de cada episódio é de quatro minutos, podendo chegar a um máximo de dez minutos de duração.

Não se assuste se sentir uma aceleração no batimento cardíaco e palpitações, esse são sintomas normais que acompanham os ataques de calor da menopausa.

Algumas mulheres chegam a sentir náuseas, dor de cabeça e tontura depois de passar por esses calores, fadiga, irritação e ansiedade são sentimentos muito comuns entre as mulheres na fase prévia da menopausa.

Causas dos fogachos, calor na menopausa

Calor na menopausa - Fogachos

Os fogachos, calorões na menopausa, são causados por um desequilíbrio na produção de hormônios femininos e dos ciclos sem ovulação, que é quando termina o período reprodutivo feminino.

Quando não há mais ovulação, os níveis de estrogênio são altos e a produção de progesterona cai completamente. A mudança no equilíbrio desses hormônios antes e depois da última menstruação afeta o funcionamento do hipotálamo, o centro que regula nossa temperatura corporal, causando consequentemente esses fogachos, os calores na menopausa.

Quer saber mais? Conheça 6 formas de aliviar os fogachos!

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here