Alimentação: como repor hormônios de maneira natural

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Os sintomas causados pela falta de hormônios podem atrapalhar a vida e o dia a dia de muitas mulheres. O lado bom é que há alimentos que ajudam na reposição hormonal feminina, de maneira natural e saudável, contribuindo para que você tenha uma menopausa mais tranquila. E é sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje, confira…

O que é a menopausa

Um dos exemplos mais comuns da falta de hormônios é a menopausa, período natural da vida da mulher, que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos, causando uma série de sintomas que atrapalham sua qualidade de vida e interferem no seu bem-estar.

Esta fase é marcada pela queda na produção hormonal, principalmente relacionado ao estrogênio e o progesterona, hormônios predominantemente femininos. Estas alterações acabam desencadeando uma série de sintomas, como: calorões, fadiga, insônia, irritabilidade, mudanças de humor, sudorese noturna, coceira, falta de desejo sexual, ressecamento vaginal, ganho de peso e inúmeros outros.

E para combater estes desconfortos, é possível apostar em alimentos que te ajudarão a regular os níveis hormonais de maneira natural e gostosa.

Sinais de que o seu corpo está precisando de hormônios

Todos os sintomas citados acima são sinais de que seus hormônios estão desregulados e que é preciso encontrar uma solução. Confira abaixo uma lista com os principais sintomas da falta de hormônios no organismo da mulher:

Reposição Hormonal Natural ou Sintética

Há duas formas de repor hormônios: a terapia de reposição hormonal sintética e a terapia de reposição hormonal natural, que geralmente é mais segura e indicada.

Muitas mulheres ainda acreditam que a Reposição Hormonal Sintética é a única solução. No entanto, isso não é verdade. Além de não ter resultados garantidos, os riscos de quem opta por este tipo de tratamento são elevados e, em alguns casos, contém restrições e contraindicações (como quando há histórico de câncer na família).

Sendo assim, o mais indicado é apostar em uma reposição hormonal natural, que não trará riscos para sua saúde e te ajudará a amenizar os desconfortos causados pelo desequilíbrio hormonal. Uma maneira de fazer isso é apostando nos alimentos certos. Quer saber como fazer isso? Confira!

9 alimentos para reposição hormonal feminina

Se você busca uma maneira natural e eficiente de repor hormônios naturalmente, uma alimentação correta e balanceada é o que você precisa. Isso mesmo, a alimentação será sua maior aliada.

Confira alguns alimentos para reposição hormonal feminina natural, que te ajudarão a ter uma vida melhor e uma menopausa mais tranquila e saudável.

Linhaça

A linhaça é um fitoestrógeno, isso significa que ela imita a ação do estrogênio no organismo, ajudando a regular os hormônios de maneira natural.

Ela também ajuda a perder peso, prevenir o câncer, melhorar a líbido feminina, entre outros.

Soja

Quando o assunto é alimentos para reposição hormonal feminina natural, a soja com certeza é um dos mais conhecidos e indicados.

Assim como a linhaça, a soja também tem ação similar ao do estrogênio e por isso é tão eficiente para regular os níveis hormonais e muito indicada para mulheres durante a menopausa.

Cereais Integrais

Cereais integrais como aveia, centeio e arroz integral também ajudam a lidar com os sintomas característicos da falta de hormônios, como falta de desejo sexual e ganho de peso.

Oleaginosas

Oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes ajudam a regular os níveis hormonais, além de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde, como redução de estresse.

Amora

A amora é outro alimento muito eficiente quando o assunto é amenizar os sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Isso porque ela ajuda a regular naturalmente os níveis hormonais.

Inhame Selvagem

O Inhame Selvagem tem ação semelhante ao progesterona, auxiliando na regulação dos níveis hormonais.

Cohosh preto

O Cohosh preto é muito citado quando o assunto é menopausa, pois ajuda a repor hormônios naturalmente e aliviar os sintomas característicos deste período.

Alho

O alho é fonte de isoflavona e fitoestrógeno e também auxilia na reposição hormonal feminina.

Damascos secos

Outro alimento que pode ajudar quando o assunto é baixa produção de hormônios são os damascos secos, pois eles são ricos em fitoestrogênios.

E você, já montou a sua dieta?

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