7 alimentos para equilibrar os níveis hormonais na menopausa

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A alimentação é a chave para ter uma vida mais saudável. E, quando bem equilibrada, ela também pode ser uma importante aliada para amenizar os sintomas da menopausa, basta saber escolher os alimentos certos.

Menopausa

Toda mulher sabe que, uma hora ou outra, a menopausa irá chegar, geralmente entre os 45 e 55 anos. Podendo ocorrer antes (menopausa precoce) ou depois (menopausa tardia), mas o fato é que ela sempre chega.

E com ela chegam também os sintomas como calorões, insônia, dores de cabeça, cansaço, falta de ânimo, irritabilidade, falta de desejo sexual, ganho de peso e muitos outros. E o motivo para que eles ocorram são os desequilíbrios hormonais.

A boa notícia é que com uma dieta saudável, com alimentos que regulam os hormônios femininos, é possível equilibrar seus níveis hormonais e combater os sintomas da menopausa de maneira natural e saudável.

Alimentos que regulam os hormônios femininos

Cuidar da sua alimentação será fundamental para ter uma menopausa mais tranquila e saudável, além de trazer benefícios para sua saúde e seu corpo de maneira geral.

Inserir no seu dia a dia alimentos que regulam os hormônios ajudará a aliviar os desconfortos deste período, atuando como uma reposição hormonal natural e sem riscos para sua saúde.

Maca peruana

A maca peruana é uma grande conhecida das mulheres na menopausa, sendo um dos alimentos que regulam os hormônios naturalmente, aliviando problemas relacionado aos ciclos menstruais, falta de líbido e muito mais.

Soja

A soja é um fitoestrógeno, fonte de isoflavonas, que tem ação semelhante ao estrogênio em nosso organismo, ajudando a equilibrar os níveis hormonais naturalmente, enquanto também promove inúmeros benefícios para a saúde.

Folhas verdes

Alimentos como couve, espinafre e repolho tem forte ação antioxidante e são muito benéficos para a saúde e equilíbrio hormonal.

Brócolis

Além de muito gostoso, o brócolis é rico em nutrientes e ajuda a combater a queda dos níveis hormonais, auxiliando no equilíbrio do estrogênio em nosso organismo.

Linhaça

A linhaça é um dos alimentos mais completos para a saúde feminina e alívio dos sintomas da menopausa, pois ajuda na reposição hormonal de maneira natural. Ela age no organismo tendo ação semelhante ao do estrogênio, ajudando a aliviar calorões, irritabilidade e risco de doenças cardiovasculares.

Amora

Um dos principais benefícios da amora, tanto do fruto quanto das folhas, é auxiliar no equilíbrio hormonal. Por este motivo, ela é muito indicada para mulheres que estão na menopausa.

Você pode inserir o fruto na sua dieta ou fazer o chá com folhas de amora, muito conhecido por amenizar os desconfortos da menopausa.

Peixes

Os peixes, principalmente salmão, atum e sardinha, são ricos em ômega-3, que ajudam a estimular a produção hormonal, além de trazer inúmeros outros benefícios para sua saúde.

Dica extra: hábitos saudáveis

Além de cuidar da sua alimentação e inserir na sua dieta alimentos que regulam os hormônios e ajudam a amenizar os sintomas da menopausa, também é importante ter hábitos de vida mais saudáveis, como:

  • beber bastante água (cerca de 2l por dia);
  • fazer exercícios físicos diariamente;
  • dormir bem e o suficiente;
  • evitar situações estressantes;
  • e dedicar mais tempo para fazer o que gosta.
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