10 melhores ervas para menopausa

0
703

Muitas mulheres acreditam que a cura para os sintomas das menopausa está nas ervas, você é uma delas? Pesquisas apontam que existem muitas que, realmente, têm propriedades excelentes e que ajudam a melhorar a qualidade de vida nessa época.

Para te ajudar a identificar quais são as melhores ervas para menopausa, preparamos uma lista exclusiva com ervas para menopausa TESTADAS e que podem ser usadas sem qualquer tipo de preocupação ou efeito colateral.

ATENÇÂO: Ao iniciar o uso de algumas das ervas indicadas e perceber que está ocorrendo alguma irritação ou alergia, interrompa o uso e procure um médico.

quais são as melhores ervas para menopausa

1 – Cohosh negro

Por mais que essa erva pareça desconhecida para você, ele é uma das mais estudadas nos últimos anos. Ela é bastante utilizada para tratar cólicas e sintomas pré menstruais. Recentemente, estendeu-se seu uso para mulheres na menopausa.

Por ser uma erva com um poder anti-inflamatório enorme, é ótima para combater sintomas da menopausa, principalmente as mudanças de humor, falta de sono, palpitações, ressecamento vaginal, suores e as ondas de calor.

2 – Inhame Silvestre

Você já deve ter ouvido falar que o Inhame Silvestre é um tônico hepático, não é mesmo? Ele é muito usado por pessoas que tem enjoos matutinos, além de equilibrar de forma bastante rápida os hormônios femininos.

Alguns testes já apontaram que o Inhame Silvestre age diretamente na fertilidade da mulher. A Sociedade Americana Contra o Câncer, afirma que isso não é verdade, mas que a erva contribui para a produção de progesterona, o que pode auxiliar mulheres na menopausa.

3- Rabo de Leão

O rabo de leão é uma erva bastante utilizada na medicina alternativa para tratar problemas relacionados à falta de sono e ansiedade. Justamente, por isso, passou a ser indicada à mulheres na menopausa para auxiliar nesse mesmo ponto.

Por conter essas propriedades sedativas, ela diminui as palpitações e as crises de calor. Acredita-se que o hipertireoidismo também melhora com seu consumo.

4 – Sálvia

A sálvia é uma erva que não só ajuda a combater os sintomas da menopausa, mas como diversas outras doenças como:

  • Asma;
  • Problemas gástricos;
  • Infecções por bactérias,
  • Mordidas de insetos;
  • Tosse;
  • Gripe e resfriado;
  • Problemas relacionados à perda de memória;
  • Problemas no sistema nervoso.

E tantas outras que fica até difícil listar todas elas.

Para você ter uma noção, ela vem sendo utilizada no tratamento de pacientes com mal de Alzheimer, já que ela auxilia no controle da ansiedade, dores de cabeça, cansaço e até mesmo controla os impulsos nervosos.

Aqui vale um alerta: Ela não deve ser usada por longos períodos, pois pode tornar-se tóxica ao organismo. E mais, mulheres grávidas ou que estão amamentando, não devem fazer o uso.

5 – Folha de amora

A folha de amora é, comprovadamente, o melhor remédio natural para a menopausa. Em suas propriedades há todos os nutrientes, as vitaminas e os sais minerais necessários para acabar com cada um dos sintomas.

Muitos médicos naturalistas acreditam que a folha da amora pode ser usada, inclusive, para substituir a reposição hormonal. Já que ela ajuda a balancear e incentiva a produção hormonal no corpo feminino.

Ela é bastante utilizada em forma de chá, porém muitas mulheres já estão optando por mais praticidade e agilidade no consumo. Para esses casos, a recomendação é o extrato de folha de amora que é muito mais concentrado.

Há um produto, recém chegado no Brasil que se chama AmoraLife. Ele é o recomendando para esses casos.

6 – Verbena Azul

A Verbena azul é uma erva muito conhecido por curandeiros do período medieval. Infelizmente, não há muitos estudos sobre ela, porém quem já se tratou com seu uso, garante que sua eficiência é excelente.

Os índios utilizam muito suas propriedades nas aldeias para o tratamento de fígado e órgãos relacionados. Além de servir como relaxante muscular.

É justamente por seu efeito calmante que muitas mulheres têm feito seu uso. Principalmente, no controle dos fogachos e dos suores noturnos.

7 – Schisandra

Essa erva tem sido bastante utilizada para combater a falta de energia e a fadiga. Além disso, alguns produtos naturais usam a erva em sua composição para prevenir o envelhecimento da pele. Doenças do sono, depressão, perda de memória, irritabilidade, dor no nervo e até mesmo TPM, podem ser amenizadas com o seu consumo.

8 – Dente-de-Leão

Médicos da medicina alternativa defendem o dente de leão como uma das melhores ervas para menopausa, aliviando consideravelmente os sintomas. No entanto, até o momento não há qualquer pesquisa ou estudo que prove isso.

Quem já fez seu uso garante que funciona muito bem para: pedra no rim, dores musculares, falta de apetite, controle de gases, infeções causadas por vírus e no rejuvenescimento da pele.

A sua forma mais comum de consumo é em saladas ou sopas. Há pessoas que a coloquem junto com vinhos ou até mesmo chás.

9 – Vitex

Com seu nome cientifico de Vitex agnus castus, ela é conhecida por ser “a erva das mulheres” por combater desde a irregularidade menstrual até os principais sintomas da menopausa.

Essa erva é também bastante recomendada aos homens que têm problemas de hiperplasia de próstata ou desejam reduzir o apetite sexual.

10 – Regaliz

Por fim, essa erva é bastante utilizada por mulheres que estão na menopausa e sofrem com problemas de má digestão ou, então, com gases.  Há quem use para combater a dor de garganta e também, inflamações de modo geral.

Gostou das nossas dicas?

Faça bom uso!

- Adquira Já -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here