10 alimentos para osteoporose para incluir na sua dieta

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A osteoporose é um problema sério que atinge, principalmente, mulheres acima de 50 anos. Mas o que muitas mulheres não sabem é que existem hábitos e alimentos para osteoporose que podem prevenir e contribuir para o combate à doença.

Sendo assim, através de hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada e o cuidado com a sua saúde, você pode contribuir para prevenir e retardar a osteoporose.

O que é osteoporose e quais as causas

Resumidamente, osteoporose é a perda de massa óssea, que provoca a diminuição de absorção de cálcio e outros minerais, tornando os ossos muito mais frágeis e propensos a fraturas. Ela é muito comum em mulheres durante e após a menopausa, quando a massa óssea se torna mais frágil.

A osteoporose pode ser primária ou secundária.

Osteoporose primária: tem como causa principal a falta de estrogênio, como é o caso da menopausa.

Osteoporose secundária: quando pode ocorrer em razão de doenças ou situações clínicas, como alcoolismo, doenças genéticas, distúrbios alimentares, entre outros.

Sendo assim, ela pode ser causada tanto pela falta de estrogênio no corpo da mulher, como uma série de outras causas, como: deficiência de cálcio, mineral essencial para o fortalecimento e formação óssea, envelhecimento, doenças e até mesmo o uso de alguns medicamentos.

Sintomas da osteoporose

A osteoporose é a grande causadora das quedas e fraturas, principalmente em mulheres após os 50 anos. Mas além destas fraturas e quedas, a osteoporose apresenta outros sintomas, como:

  • deformidades;
  • dores crônicas;
  • desenvolvimento de outras doenças;
  • encolhimento/redução da estatura;
  • sensibilidades nos ossos e articulações;
  • postura curvada.

Sendo assim, é comum que a osteoporose ocasione a perda de qualidade de vida para muitas mulheres, impedindo-as de realizar uma série de atividades que antes faziam parte da sua rotina.

Dicas de como tratar a osteoporose

Algumas dicas simples que podem ajudar no tratamento da osteoporose, assim como na sua prevenção é a exposição moderada ao sol, em horários apropriados, estimulando a produção de vitamina D.

Além disso, praticar atividades físicas regularmente, evitar bebidas alcoólicas e tabaco, evitar o consumo de sal, monitorar o seu peso e ter hábitos saudáveis, evitando a obesidade, também pode te ajudar a prevenir a osteoporose.

Além de seguir estas dicas simples, há alimentos para osteoporose que podem te ajudar a passar por este período, amenizando os sintomas e prevenindo que ela apareça.

10 alimentos para osteoporose

Ter hábitos saudáveis é importante durante toda a vida. No entanto, após certa idade, em torno de 40 anos, é ainda mais importante ter um cuidado redobrado com a saúde, começando pela alimentação e demais hábitos.

Seguir uma alimentação balanceada, com a inserção de cálcio e vitaminas, é muito importante. E para te ajudar separamos 10 alimentos para osteoporose para que você insira na sua dieta após os 40 anos.

Leites e derivados

Se você não é intolerante a lactose, o leite e seus derivados são importantes fontes de cálcio. Caso não goste de leite, você pode ingerir iogurtes, queijos e demais derivados.

Peixes

Peixes como salmão e sardinha são alimentos ricos em ômega-3, cálcio e vitaminas, contribuindo para o fortalecimento ósseo.

Cereais integrais

Cereais como aveia ajudam na prevenção da osteoporose.

Verduras de folhas verdes

Ótimas fontes de vitaminas, as verduras de folhas verdes como couve, espinafre e brócolis, contribuem para o fortalecimento do ossos e aumento da densidade óssea.

Soja

Os benefícios da soja para o organismo são muitos, principalmente para a saúde da mulher e regulação hormonal. A soja também é benéfica para o combate e prevenção da osteoporose, contribuindo para a absorção de minerais por parte dos ossos.

Linhaça

A linhaça ajuda a proteger a perda de cálcio dos ossos, além de ser fonte de ômega-3, que ajuda a aumentar a densidade óssea.

Cenoura

A cenoura é uma importante fonte de vitamina A, que contribui para que ossos se mantenham fortes e saudáveis.

Tomate

Esta fruta é uma importante fonte de minerais como ferro, magnésio e potássio, essenciais para a formação óssea.

Nozes e castanhas

Estes alimentos são fontes ricas em ômega-3 e contém altas quantidades de sódio, contribuindo para o fortalecimento dos ossos de diferentes maneiras.

Ovo

Os ovos são excelentes fontes de cálcio, proteínas e vitamina D.

Além destes 10 alimentos para osteoporose que citamos acima, é importante manter uma dieta balanceada e saudável. Consumir alimentos que contenham a presença de vitamina A, C, D e K são muito importantes durante este período.

Outros alimentos para osteoporose são o gergelim, o mamão, cogumelos, beterraba, grão-de-bico, batata doce e muitos outros.

No entanto, o ideal é que você converse com o seu médico sobre hábitos para ajudar na prevenção da osteoporose. Além disso, sabendo a causa provável, ele conseguirá te fornecer um tratamento mais adequado.

 

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